Teresina ganha projeto de mobilidade elétrica

Grupo Equatorial e prefeitura firmam parceria para instalação de estação de carregamento e posto de acomodação para VEs
2 minuto(s) de leitura
28-05-21-canal-solar-Teresina ganha projeto de mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica irá ganhar cada vez mais espaço em Teresina, capital do Piauí. Isso porque a prefeitura e o Grupo Equatorial Energia firmaram uma parceria para a instalação de uma estação de carregamento e um posto de acomodação para bicicletas e VEs (veículos elétricos) na cidade.

O projeto, que está previsto para inaugurar em novembro deste ano, conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. Ao total, o valor do programa em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões. 

“A iniciativa faz parte do nosso programa de pesquisa e desenvolvimento, bem como da política de sustentabilidade e eficiência energética do Grupo Equatorial”, disse Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí.

“Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, destacou Velloso.

Solenidade de assinatura do convênio foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) no Palácio da Cidade

“É um momento de agradecimento à Equatorial Energia por escolherem Teresina para o início desse projeto de inovação tecnológica. O município está de braços abertos para empresas que buscam investir na capital. Queremos avançar, cada vez mais, no sentido de beneficiar o PIB da cidade com ações sociais, promovendo iniciativas sustentáveis, como o projeto de mobilidade elétrica”, comentou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Sobre o projeto

A estação de carregamento e o posto para bicicletas elétricas serão instalados pela Equatorial no Parque da Cidadania. O objetivo é avaliar o uso de VEs pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. 

Para isso, segundo a empresa, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população. Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo do poder público para ronda policial no local. 

Outro ponto ressaltado é que o aporte também levará o projeto para as demais distribuidoras da Equatorial Energia no Maranhão, Pará e Alagoas e, também, para o Campus da UFMS, em Campo Grande (MS).

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal