2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Unidades da Gerdau começam a operar com energia solar

O projeto deve gerar uma redução de 44% das emissões de CO2 atreladas à Comercial Gerdau

Autor: 21 de fevereiro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Unidades da Gerdau começam a operar com energia solar

Loja da Comercial Gerdau voltada ao varejo em Salvador. Foto: reprodução

A CG (Comercial Gerdau), distribuidora própria de produtos de aço da Gerdau, anunciou que está operando com energia solar em 11 unidades desde janeiro de 2022.

As unidades estão localizadas nos municípios de Barreiras (BA), Caruaru (PE), Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Varginha (MG), Governador Valadares (MG), Sinop (MT) e Volta Redonda (RJ)

De acordo com a companhia, o projeto deve gerar uma redução estimada de 44% das emissões de CO2 atreladas à CG por ano e de custos de cerca de 10%.

Segundo Mauro de Paula, diretor-executivo da Comercial Gerdau, a economia foi levada em conta, mas não é o principal motivador da iniciativa. “O que nos levou a operar com energia renovável foi nossa preocupação com fatores ambientais e os compromissos sustentáveis assumidos pela companhia em seu plano ESG”, disse.

“Políticas voltadas para o tema da sustentabilidade tem visibilidade estratégica na Gerdau, uma vez que esta agenda nos levará para um futuro promissor. Buscamos fazer a diferença na sociedade, pois entendemos ser o certo a fazer”, concluiu o executivo.

Para a transição, a CG passou a fazer parte do Consórcio de Geração Compartilhada de Energia Elétrica, para o consumo em suas unidades que operam em baixa tensão.

Anteriormente, as distribuidoras utilizavam energia elétrica gerada por hidrelétricas ou termelétricas. A iniciativa prevê que, até o final de 2022, mais 15 unidades migrem para o mesmo modelo.

Leia mais: Shell e Gerdau vão construir um novo parque solar em Minas Gerais

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.