17 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,6W

Usina FV flutuante promove bombeamento de água para comunidade na BA

São bombeados 180 mil litros de água por dia, para consumo, higiene e cultivo da agricultura local

Autor: 25 de novembro de 2020fevereiro 17th, 2021Brasil

A comunidade Junco, localizada no município de Casa Nova (BA), agora recebe água doce bombeada por meio de um sistema fotovoltaico flutuante de 10 metros por 13 metros, instalado na barragem de Sobradinho, localizada a cinco quilômetros da região.

O Instituto Água Viva, responsável pelo projeto, afirmou que ao total são 33 módulos de 330 W, além de uma bomba de 15 hp e um inversor. A usina flutuante, ancorada a 700 metros da margem do reservatório, foi projetada para bombear água à 120 famílias que vivem na comunidade.

Segundo o instituto, são bombeados 180 mil litros de água por dia, para consumo, higiene e cultivo da agricultura local, sendo que cada família recebe cerca de 1,2 mil litros.

Antes da construção da usina fotovoltaica a região não tinha acesso à água doce, mesmo sendo próxima de um reservatório. Além disso, a comunidade também não possui energia elétrica.

Também é disponibilizada água para irrigação de pequenas hortas. A maioria das famílias cultiva mandioca, que é muito comum na região e que está em falta devido à ausência de chuvas.

“Está sendo bombeado água da represa de sobradinho até a comunidade. As famílias não tinham água para suas plantações e agora eles vão ter uma qualidade de vida muito melhor por conta de um pequeno sistema solar como esse instalado”, destacou Antônio Carlos Torres, fundador do grupo Fortlev, empresa que forneceu os equipamentos.

O equipamento bombeia água pela adutora principal, por meio de 6.300 metros de tubulação de PVC, com diâmetro de 125 milímetros. A empresa integradora que realizou a primeira instalação foi a Nordeste Solar. Posteriormente, por conta de alterações nas configurações, a empresa Athos Energia Solar realizou o novo processo.

Imagem: Instituto Água Viva

Vitória Gomes

Vitória Gomes

Jornalista com experiência em reportagens diárias e edição de áudio. Graduanda em Comunicação Social na PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.