24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Usina solar irá gerar mais de mil empregos em Minas Gerais

Unipar e Atlas Energy anunciam PPA para construção de uma planta de 239 MW, localizada no município de Pirapora

Autor: 28 de julho de 2021Brasil
Usina solar irá gerar mais de mil empregos em Minas Gerais

A Unipar, produtora de cloro, soda e PVC na América do Sul, e a Atlas Renewable Energy, companhia internacional de energia renovável, anunciaram um PPA (contrato de compra de energia) de 19 anos para a construção e operação de um parque de geração fotovoltaica. 

De acordo com as empresas, o programa contempla um complexo com capacidade instalada de 239 MW, localizado no município de Pirapora, região Norte de Minas Gerais. 

O início das obras – que gerará cerca de 1,2 mil postos de trabalho – está previsto para o final do segundo semestre deste ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022.

Ademais, a iniciativa vai fomentar a inclusão e o desenvolvimento das comunidades locais incluindo, por exemplo, programas de capacitação para mulheres na implantação da usina solar.

Denominado “Lar do Sol Casablanca II”, o projeto evitará ainda a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO₂ por ano – o equivalente a tirar 16,2 mil carros das ruas de São Paulo, segundo metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute.

“Esse é mais um movimento em busca de soluções sustentáveis que melhoram os nossos esforços na busca por matrizes de energia a partir de fontes renováveis, que garantem o acesso ao insumo essencial para a operação e geram maior competitividade por meio da autoprodução”, disse Maurício Russomanno, CEO da Unipar.

O total de eletricidade gerada para a Unipar será suficiente, inclusive, para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas, afirmou o executivo.

Segundo Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy para o Brasil, a adoção das renováveis está se tornando uma importante responsabilidade corporativa que pode oferecer oportunidades únicas a consumidores de grande escala, que podem passar a utilizar matrizes limpas e, em simultâneo, viabilizar desenvolvimento de programas sociais e ambientais.

Empregos e redução de CO₂

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que a fonte solar já gerou mais de 283 mil empregos no Brasil. Além disso, o último levantamento indicou que a energia fotovoltaica já evitou mais de 10,3 milhões de CO₂ na atmosfera. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.