20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Usina solar irá gerar mais de mil empregos em Minas Gerais

Unipar e Atlas Energy anunciam PPA para construção de uma planta de 239 MW, localizada no município de Pirapora

Autor: 28 de julho de 2021Brasil
Usina solar irá gerar mais de mil empregos em Minas Gerais

A Unipar, produtora de cloro, soda e PVC na América do Sul, e a Atlas Renewable Energy, companhia internacional de energia renovável, anunciaram um PPA (contrato de compra de energia) de 19 anos para a construção e operação de um parque de geração fotovoltaica. 

De acordo com as empresas, o programa contempla um complexo com capacidade instalada de 239 MW, localizado no município de Pirapora, região Norte de Minas Gerais. 

O início das obras – que gerará cerca de 1,2 mil postos de trabalho – está previsto para o final do segundo semestre deste ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022.

Ademais, a iniciativa vai fomentar a inclusão e o desenvolvimento das comunidades locais incluindo, por exemplo, programas de capacitação para mulheres na implantação da usina solar.

Denominado “Lar do Sol Casablanca II”, o projeto evitará ainda a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO₂ por ano – o equivalente a tirar 16,2 mil carros das ruas de São Paulo, segundo metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute.

“Esse é mais um movimento em busca de soluções sustentáveis que melhoram os nossos esforços na busca por matrizes de energia a partir de fontes renováveis, que garantem o acesso ao insumo essencial para a operação e geram maior competitividade por meio da autoprodução”, disse Maurício Russomanno, CEO da Unipar.

O total de eletricidade gerada para a Unipar será suficiente, inclusive, para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas, afirmou o executivo.

Segundo Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy para o Brasil, a adoção das renováveis está se tornando uma importante responsabilidade corporativa que pode oferecer oportunidades únicas a consumidores de grande escala, que podem passar a utilizar matrizes limpas e, em simultâneo, viabilizar desenvolvimento de programas sociais e ambientais.

Empregos e redução de CO₂

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que a fonte solar já gerou mais de 283 mil empregos no Brasil. Além disso, o último levantamento indicou que a energia fotovoltaica já evitou mais de 10,3 milhões de CO₂ na atmosfera. 

Módulo fotovoltaico Half Cell Monocristalino 114 células 345W
Mateus Badra

Mateus Badra

Trabalhou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar