Usina termelétrica no AM busca geração híbrida com energia solar

Oliveira Energia fez pedido à Aneel para a instalação de um empreendimento fotovoltaico

Visando reduzir o uso de combustíveis fósseis e buscando mais equilíbrio com o meio ambiente, a Oliveira Energia, que possui 42 usinas termelétricas no estado do Amazonas, quer substituir parte da sua matriz por energia solar e tornar suas usinas híbridas. Atualmente, as plantas da companhia são movidas a óleo diesel.

A empresa mandou uma solicitação para a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e aguarda aprovação para seguir com o projeto de instalação dos painéis fotovoltaicos. 

“O projeto ainda está engatinhando. Mas o que nos atrai a concretizá-lo são os benefícios ambientais que ele traz e também a confiabilidade do sistema de geração solar fotovoltaico”, explica Heitor Gomes Cândido, diretor técnico interino da Oliveira Energia.

Uma vez aprovado o projeto pela ANEEL, a intenção da Oliveira Energia é ter em suas usinas 50% de potência fotovoltaica instalada. 

“A planta da usina da cidade de Maués, hoje, é de 21 MW. Em uma conversa inicial, nós pensamos em instalar ali, se for possível, 10 MW de energia solar. Para isso precisaríamos, pelas nossas contas, de cerca de 28 mil painéis solares instalados”, detalha Cândido, reforçando que a empresa ainda está definindo qual é a solução que vai atendê-la.

Mas, segundo ele, a escolha pela energia solar vem de encontro com as expectativas de futuro para a Oliveira Energia, que busca entrar para o setor de produção energética a partir de fontes renováveis.

“A energia solar é a opção mais confiável e fácil em relação a logística do interior do Amazonas, onde estão nossas usinas. Aqui no estado, os ventos não são atrativos para apostarmos na energia eólica e nossa topografia é muito plana para hidrelétricas. Portanto, a energia fotovoltaica é a nossa solução”, completa o diretor técnico.

Foto de Redação Canal Solar
Redação Canal Solar
Conteúdo assinado por especialistas e colaboradores do Canal Solar, com análises técnicas, reflexões práticas e experiências do setor de energia solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.