WEG adquire REIVAX para ampliar negócios de energia

Aquisição faz parte da estratégia de crescimento em sistemas de controle no mercado
WEG adquire REIVAX para ampliar negócios de energia
Fachada da matriz da REIVAX em Florianópolis (SC). Foto: WEG/Divulgação

A WEG, empresa global de equipamentos eletrônicos, anunciou nesta terça-feira (26) a assinatura do contrato de aquisição da REIVAX S.A, empresa brasileira de soluções de controle de geração de energia elétrica e suas subsidiárias.

De acordo com a empresa, a aquisição faz parte da estratégia de crescimento dos negócios de sistemas de controle nos mercados hidrelétrico, fotovoltaico, eólico e de cogeração da companhia.

A REIVAX é uma empresa brasileira que atua no setor de sistemas de controle para geração de energia, com atuação nos segmentos hidrelétrico, fotovoltaico, eólico, termelétrico, subestações e industrial. 

A empresa atua em três níveis na cadeia da geração de energia: fornecendo aos fabricantes de turbinas e geradores seus sistemas de controladores digitais de tensão e de velocidade; atendendo às empresas de geração de energia na integração destes equipamentos garantindo integração otimizada e sistema de controle completo e suporte perante os órgãos reguladores, como o ONS no Brasil. 

A empresa tem atuação no mercado global, presente na América Latina, do Norte, Europa e Ásia, com a matriz em Florianópolis (SC) e filiais na Suíça e no Canadá. 

Em 2023, a REIVAX apresentou uma receita operacional líquida de R$ 131 milhões, com uma margem EBITDA (lucros antes dos juros, tributos, depreciação e amortização) de 22,6%, sendo que mais da metade dessa receita foram provenientes de vendas realizadas fora do Brasil. 

Para Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente de Digital & Sistemas da WEG, a aquisição permitirá expandir o portfólio de soluções, integrar novas tecnologias e melhorar a eficiência operacional dos clientes. “A busca por eficiência e confiabilidade na indústria de energia e o foco em sustentabilidade são tendências globais que se alinham com a nossa visão e os nossos objetivos de crescimento”, disse.

“Esta aquisição representa uma ampliação na nossa oferta na geração e transmissão de energia, melhorando a confiabilidade e resiliência do grid que necessita evoluir com as energias renováveis, inclusive com o emprego de soluções adjacentes de sistemas armazenamento de energia por baterias (BESS) e compensadores síncronos”, concluiu Grillo. 

Sobre a WEG

Fundada em 1961, em Jaraguá do Sul (SC), a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. 

Com operações industriais em 17 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 45 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2023, atingiu faturamento líquido de R$ 32,5 bilhões, destes 52,9% provenientes das vendas realizadas fora do Brasil. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3