Brasil registrou entrada de 1 milhão de UCs nos últimos 12 meses

Número de unidades consumidoras em GD solar aumentou de 1,2 milhão para 2,2 milhões no período
Brasil registrou entrada de milhão de UCs nos últimos 12 meses
Foto: Reprodução/Sanpower

O Brasil aumentou em 1 milhão o número de UCs (Unidades Consumidoras) que recebem energia a partir da fonte solar entre as segundas quinzenas de fevereiro de 2022 e 2023, segundo apuração do Canal Solar junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

De acordo com o Órgão Regulador, o país viu o montante subir de 1,2 milhão para 2,2 milhões de UCs nos últimos 12 meses, com os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul respondendo por mais de 20% deste total, com 216,2 mil novas unidades. 

Entre os municípios líderes em UCs de GD solar estão Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE), com 18,2 mil; 8,7 mil e 7,6 mil unidades consumidoras, respectivamente.

Nos últimos 12 meses, o aumento no volume de unidades consumidoras em GD solar ajudou o país a incrementar mais de 7,39 GW de potência instalada no segmento e a superar neste ano a barreira dos 17 GW de capacidade instalada na modalidade. 

Perfil dos consumidores

Em número de unidades consumidoras que utilizam a geração própria de energia solar, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando mais de 77% do total.

Em seguida, aparecem consumidores dos setores de comércio e serviços (10,4%), produtores rurais (10%), indústrias (1,7%) e poder público (0,2%). 

Para Gustavo Tegon, cofundador e CMSO aumento das UC’s no Brasil representa mais um grande marco que a energia solar atinge no país.

“Hoje, qualquer classe social tem condições de gerar sua própria energia e a nossa certeza é que esses números serão ainda maiores quando chegarmos no mesmo período em 2024, assim como nos anos seguintes”, comentou.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal