ANEEL projeta aumento médio de 5,6% no valor da conta de luz em 2024

Estimativa publicada pela Agência está acima da inflação prevista pelo Banco Central para o ano
ANEEL projeta aumento médio de 5,6% no valor da conta de luz em 2024

A conta de luz dos consumidores brasileiros deverá subir, em média, 5,6% em 2024, segundo projeção divulgada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta terça-feira (23). 

A estimativa está acima da inflação prevista pelo Banco Central para o período: de 3,87%.

No ano passado, a Agência havia informado que esperava um aumento médio de 6,8% no valor das tarifas. Contudo, a alta verificada foi de 5,9%. 

Todos os anos, a ANEEL reajusta as tarifas de energia cobradas pelas concessionárias na data de “aniversário” de cada concessão. 

Os reajustes levam em consideração alguns fatores como: o custo da geração e transmissão de energia, além de encargos setoriais. Também são considerados os custos próprios da operação da distribuidora e a inflação no período.

No começo do ano, o Canal Solar publicou um estudo da Volt Robotics que também previa aumentos médios na conta de luz dos consumidores brasileiros acima da inflação em 2024.

O levantamento da empresa especializada no uso de ciência de dados e sistemas inteligentes de gestão para o setor de energia ainda destacou que a região Sul do país deverá registrar os maiores aumentos tarifários do ano.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais notícias

Leia mais

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal