29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ANEEL projeta aumento médio de 5,6% no valor da conta de luz em 2024

Estimativa publicada pela Agência está acima da inflação prevista pelo Banco Central para o ano

Autor: 24 de janeiro de 2024Bolso do Consumidor
2 minutos de leitura
ANEEL projeta aumento médio de 5,6% no valor da conta de luz em 2024

Foto: Freepik

A conta de luz dos consumidores brasileiros deverá subir, em média, 5,6% em 2024, segundo projeção divulgada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta terça-feira (23). 

A estimativa está acima da inflação prevista pelo Banco Central para o período: de 3,87%.

No ano passado, a Agência havia informado que esperava um aumento médio de 6,8% no valor das tarifas. Contudo, a alta verificada foi de 5,9%. 

Todos os anos, a ANEEL reajusta as tarifas de energia cobradas pelas concessionárias na data de “aniversário” de cada concessão. 

Os reajustes levam em consideração alguns fatores como: o custo da geração e transmissão de energia, além de encargos setoriais. Também são considerados os custos próprios da operação da distribuidora e a inflação no período.

No começo do ano, o Canal Solar publicou um estudo da Volt Robotics que também previa aumentos médios na conta de luz dos consumidores brasileiros acima da inflação em 2024.

O levantamento da empresa especializada no uso de ciência de dados e sistemas inteligentes de gestão para o setor de energia ainda destacou que a região Sul do país deverá registrar os maiores aumentos tarifários do ano.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.