30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Empresa chinesa investe em projetos de energia renovável no RN

Um dos acordos assinados pela Energy China envolve a construção de uma usina de 638 MW

Autor: 5 de janeiro de 2021janeiro 11th, 2021Brasil
2 minutos de leitura
Empresa chinesa investe em projetos de energia renovável no RN

O Rio Grande do Norte está recebendo cada vez mais investimentos em renováveis. Após a desenvolvedora Scatec Solar assinar um MOU (Memorando de Entendimento) com a petrolífera Equinor e a produtora norueguesa de alumínio Hydro para desenvolver uma usina solar no estado, a Energy China anunciou em dezembro a assinatura de dois contratos para a construção de projetos de energia renovável.

Um dos acordos envolve a construção de uma planta fotovoltaica de 638 MW, além de subestações e linhas de transmissão. O outro prevê a implementação de um parque eólico com capacidade de 231 MW.

De acordo com a companhia, ambos os contratos foram assinados por sua subsidiária Gezhouba Group International Engineering, na modalidade EPC – que compreende engenharia, gestão de compras e construção.

A Energy China participou da construção do complexo hidrelétrico Três Gargantas, localizado na China, com capacidade instalada de 22,5 mil MW. No Brasil, o grupo participou da implementação de linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte.

Energia solar no RN

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o Rio Grande do Norte está na 13ª colocação do ranking estadual de geração distribuída solar fotovoltaica, com 84,8 MW de potência – o que corresponde a 2% do total instalado no Brasil.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.