A indústria solar está avançando em um ritmo acelerado. No primeiro trimestre de 2021, o setor fotovoltaico gerou 500,20 MW de potência instalada em GD (geração distribuída) e cerca de 50,4 mil sistemas fotovoltaicos foram instalados no Brasil, desde residências até comércios.
Para acompanhar o avanço do mercado brasileiro, a fabricante alemã AE Solar Tier 1 anunciou o lançamento da Thunder, a nova série de painéis solares da empresa.
A série conta com cinco painéis, com as respectivas potências de 380 W, 385 W, 390 W, 395 W e 400 W, além de uma eficiência de até 21,3%. Os módulos são compostos com 66 células monocristalinas PERC de 158,75 mm e a caixa de junção é de IP67; TUV&UL.
Para Alexander Maier, fundador e CEO da AE Solar, este lançamento é resultado de muito trabalho e pesquisa. “Independentemente dos desafios de 2020, as energias renováveis aparecem como um princípio de otimismo por um futuro melhor e mais limpo. Ao longo do último ano, minha equipe internacional e eu temos trabalhado arduamente, revitalizando nossa marca e portfólio”, afirma.
“A AE Solar tem focado no seu desenvolvimento de acordo com as necessidades do mercado e de nossos clientes. Em um momento de reflexão, o mais eficiente e estável painel Thunder foi desenvolvido. Nós sempre iremos dedicar nossa produção e serviços às necessidades do consumidor”, acrescenta Maier.
Segundo Ramon Nuche, diretor geral da AE Solar no Brasil, os painéis Thunder vem para atender o segmento de GD no Brasil. “É um módulo com tamanho reduzido, com alta densidades de células que vem para atender o mercado residencial. Um produto mais sofisticados e com conexões com menos busbar. Então, os painéis têm as células interconectadas, em alta densidade, sem espaçamento entre elas”, destaca.
A série conta com 30 anos de garantia de performance e 12 anos de garantia de produto. Ainda de acordo com Nuche, o lançamento é global em mais de 90 países e o produto já está disponível para pré-venda.
“Um lançamento global, está chegando em mais de 90 países ao mesmo tempo, é um produto que vem para atender ao apelo estético, as arquiteturas, essa sofisticação que está sendo necessária, está sendo pedida no mercado global para essas pequenas instalações em cima de telhados” afirma Nuche.
Investimento em P&D
Além do belo design do módulo, a AE Solar destaca que os painéis da linha Thunder traz inovações tecnológicas, acompanhando as tendências do mercado.
“É um módulo que vem trazendo tecnologia, a interconexão entre as células é diferente, não é feito por meio de busbar, a gente tem uma interconexão horizontal, o busbar fica na parte traseira, ele vai ser um busbar vertical para fazer a conexão entre essas células”, destaca Nuche
“Com isso, aumentamos a densidade de energia nesse módulo, não tenho mais aquile espaçamento que se perde entre as células na conexão tradicional, isso vai trazer um apelo estético muito mais interessante, além de trazer uma eficiência muito maior, temos mais de 21% de eficiência e em um módulo com 66 células, consegue entregar 400 W de potência, realmente é um produto bastante aprimorado para atender essa demanda por estética, eficiência e tecnologia”, acrescenta.
Nuche ainda ressaltou o investimento que a fabricante vem realizando em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). “O investimento em P&D não para, ele segue sempre a mesma linha, a gente trazendo novidades e produtos, mantendo o nosso DNA alemão de tecnologia, de durabilidade, de confiabilidade. Então, é um produto que vai trazer todos esse benefícios, tanto da estética quanto da densidade de energia, sem trazer uma dificuldade de instalação, pode ser aplicado com as estruturas tradicionais e o que vai trazer facilidade para o rooftop”, conclui.
De acordo com a AE Solar, já é possível realizar encomendas. Para isso, basta entrar em contato por meio do e-mail [email protected], também é possível falar com a AE Solar no telefone (11) 3172 1991 ou pelo WhatsApp (11) 98890 6142.
Série Eclipse
Recentemente, a AE Solar disponibilizou ao mercado fotovoltaico, a série Eclipse. Os painéis são inteiramente pretos e lisos, voltados para o design e arquitetura de usinas residenciais. A série possui até 400 W de potência e uma eficiência de até 21.3%.