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ANEEL estende prazo para consulta pública sobre satisfação do consumidor

Agência propõe a utilização do componente “Satisfação do Usuário” na conta de luz

Autor: 23 de abril de 2024Chamada Pública
2 minutos de leitura
ANEEL estende prazo para consulta pública sobre satisfação do consumidor

Agência aceitará contribuições até o dia 7 de maio. Foto: Freepik/Reprodução

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) prorrogou para dia 7 de maio o prazo para interessados enviarem contribuições para a Consulta Pública nº 08/2024. A Consulta Pública busca aumentar a influência do consumidor nos cálculos da tarifa de energia elétrica.

Em sua proposta, a Agência sugere criar o componente “Satisfação do Usuário” para o cálculo da conta de luz. 

Com isso, um desempenho insatisfatório da respectiva distribuidora, apurado pela ANEEL junto aos consumidores por meio de pesquisa nacional e de outros indicadores, poderá levar a redução do valor da tarifa, e consequentemente um repasse menor à distribuidora.

A proposição é que este componente integre o mecanismo do cálculo da tarifa que repassa ao consumidor os ganhos de produtividade obtidos pela distribuidora e os resultados da aplicação dos mecanismos de incentivos.

Conforme publicado pelo Canal Solar, a justificativa da ANEEL para que este tema seja discutido é que a Agência constatou que hoje no país há uma baixa satisfação dos consumidores em relação aos serviços das distribuidoras e que a situação tem piorado nos últimos anos. 

Para entender melhor a proposta desta Consulta Pública clique aqui.

As contribuições poderão ser feitas até o dia 7 de maio de 2024 no seguinte e-mail: [email protected].


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Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

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