19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Anúncio da Selic; erros na homologação de sistemas

Saiba o que será notícia nesta quarta-feira (21) e o que foi destaque ontem (20)

Autor: 21 de setembro de 2022Teste
5 minutos de leitura
Anúncio da Selic; erros na homologação de sistemas

Copom inicia sexta reunião do ano para definir juros básicos. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Fique atento: Taxa Selic e o mercado de energia solar. Erros mais comuns na hora de homologar um projeto. Projetos de microgeração são maioria no Brasil. Proenergia Summit 2022 acontece em Fortaleza (CE) e tem como tema central a transição energética. 16º edição do Fórum GD Norte será realizada em Palmas (TO). Confira:


Copom (Comitê de Política Monetária) deve publicar hoje (21) à tarde a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é que a autoridade monetária possa encerrar o ciclo de altas da taxa, que hoje está em 13,75% ao ano.

A taxa Selic impacta diretamente o mercado de energia solar. Isso porque cerca de 57% das vendas de sistemas fotovoltaicos no país para o segmento de GD (geração distribuída) são efetuadas por meio de linhas de crédito.

E para quem pretende instalar um sistema de energia solar, o professor Dirceu Ferreira, especialista em geração e distribuição de energia, elencou os erros mais comuns na hora de homologar projetos fotovoltaicos durante o webinário de terça (20). Assista.

99,2% dos sistemas de GD solar no Brasil tem potência de até 75 kW

Atualmente, o país conta com 1,25 milhão de sistemas de energia solar em operação no segmento de geração distribuída, dos quais mais de 99,2% (1,24 milhão) são provenientes de projetos de microgeração, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

– A maior parte destes sistemas encontram-se instalados em residências (991,1 mil), seguido pelos estabelecimentos comerciais (140,2 mil) e rurais (94,8 mil).

Pensando na expansão da fonte fotovoltaica no setor rural e visando trazer mais economia para os produtores rurais, o Senado vai analisar o PL 2.458/2022, que alivia a conta de luz das propriedades com agricultura familiar que usem energia oriunda de microgeradores solares.

– A proposta expande esses subsídios até 2045 para agricultores familiares e participantes do CadÚnico que investem em geração solar fotovoltaica.

ANEEL aprova adição de sinal locacional no cálculo da TUST

A ANEEL aprovou a nova metodologia de cálculo da TUST e da TUSD para centrais de geração conectadas em 88 kV e 138 kV (TUSD-g).

– Ao longo de cinco ciclos tarifários, a partir de 2023 e até 2028, será promovido a gradual intensificação do sinal locacional.

– A nova metodologia começará a ser aplicada no ciclo tarifário 2023/2024, no qual 90% do cálculo seguirá a contabilização de custos anterior e 10%, o cálculo orientado pela intensificação de sinal locacional.

Proenergia Summit 2022 tem como tema central a transição energética

A 4ª edição do Proenergia Summit 2022 acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE) e reunirá nomes importantes do setor de energia. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de setembro e terá como tema central a transição de energia e as novidades do mercado.

– O evento está sendo organizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), e contará com nomes de grande relevância no setor de energia solar, como: Adolfo Sachsida, Ministro de Minas e Energia; Ronaldo Koloszuk, presidente da Absolar; Eduardo Ricotta, presidente da Vestas; e Armando Abreu, presidente da Qair.

16º Fórum GD Norte será realizado em Palmas (TO)

O 16º Fórum GD Norte visa compartilhar conhecimentos, gerar interações e oportunidades de negócios para o setor fotovoltaico da região. A feira será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no espaço Crystal Hall em Palmas (TO) e será transmitida, também, através das plataformas digitais.

– Serão abordados temas como cuidados de projeto e aplicação de componentes de um sistema GD/FV, desafios do mercado de GD, tendências do mercado de GD após a entrada em vigor da Lei n° 14.300, além de tecnologias de prevenção de incêndio.

Lâmpadas solares foram ativadas na rodovia MS-156

Em projeto elaborado pelo Governo do estado do Mato Grosso do Sul, foram instaladas lâmpadas de led alimentadas por energia solar em 12 quilômetros da rodovia MS-156.

– Nesta quarta-feira (21), será realizada a inauguração oficial, com a presença do governador Reinaldo Azambuja.  Ao todo, foram colocadas cerca de 730 luminárias com 100 W de potência e 50 mil horas de vida útil.

– O investimento foi de R$ 4,2 milhões e abrange as cidades de Dourados e Itaporã. O sistema se encontra em funcionamento desde a última semana.

E hoje tem Papo Solar!

Jean Diniz, diretor de experiência do cliente da Solarview, conversou com a jornalista Ericka Araújo sobre o mercado de energia solar e como a automação pode otimizar os processos de monitoramento dos sistemas fotovoltaicos. Fique atento que o episódio sairá às 18h no nosso canal do YouTube.

Até a próxima e boa quarta-feira!

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.