3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

APsystems contrata Mariani Pereira e fortalece parceria com a Ecori no Brasil

Engenheira fortalecerá o relacionamento da marca com seus clientes e continuará o suporte técnico iniciado na Ecori

Autor: 5 de dezembro de 2022dezembro 6th, 2022Entrevistas
5 minutos de leitura

A sólida parceria entre Ecori e APsystems está ainda mais forte com a contratação da Engenheira Mariani Pereira, ex-gerente do suporte técnico da Ecori Energia Solar, para o time da APsystems da América Latina.

Em sua nova função como gerente nacional de suporte APsystems, a profissional de 32 anos tem como objetivo dar continuidade ao trabalho que a Ecori já realiza para a líder mundial em microinversores no Brasil, além de fortalecer ainda mais a presença da marca no país.

Conversamos com Mariani Pereira para entender mais sobre esse momento, seus desafios e expectativas. Confira a seguir:

Como foi sua trajetória até aqui?

Sou engenheira eletricista, pós-graduada em Sistemas Elétricos de Potência e desde sempre quis trabalhar no setor fotovoltaico. Em 2019, fiz uma entrevista na Ecori, consegui a vaga e ingressei na empresa como Analista de Suporte Técnico.

Aproveitei os primeiros meses para estudar sobre os produtos, os diferenciais tecnológicos e entender mais sobre MLPE. Com pouco tempo na Ecori, o time da APsystems veio para o Brasil e comecei a ter uma boa relação com eles. Depois desse encontro, veio a oportunidade de conhecer a fábrica na China, onde fortalecemos a relação entre os engenheiros da APsystems, que desenvolvem os produtos, e o time de Suporte Técnico da Ecori.

Essa relação, ao longo do tempo, ficou cada vez mais próxima e se estendeu para todo o time de engenheiros e técnicos da Ecori. Com isso, o atendimento ao cliente foi aperfeiçoado, tornando-se cada vez mais técnico e preciso. Em 2020, fui convidada a assumir a Gerência de Produtos e, em seguida, como Gerente de Suporte Técnico na Ecori, passei a cuidar de todo o atendimento de suporte da APsystems no Brasil, além de outras marcas do portfólio Ecori.

Como surgiu a oportunidade de integrar o time Latam da APsystems no Brasil?

Desde que conheci o time desenvolvemos um relacionamento próximo, que facilitou bastante o atendimento da Ecori. Quando surgiu essa oportunidade, pensei: ‘preciso e vou agarrar’. Na verdade, eu me sentia confortável em falar sobre a marca, por isso não poderia perder essa chance. É um grande desafio, uma oportunidade incrível e só tenho a agradecer a Ecori por ter me oferecido essa possibilidade e por acreditar em mim.

Acreditar numa menina que saiu da faculdade em 2016, teve sua primeira experiência na Ecori em 2019 e agora está assumindo um cargo em uma empresa que é líder mundial em microinversores multimódulos. É uma responsabilidade imensa e acredito que quando você faz seu trabalho com amor, todos os desafios se tornam prazerosos. É dessa forma que estou enxergando este momento.

Como será a partir de agora?

A partir de agora eu sou gerente nacional de Suporte APsystems. Vou assumir outras frentes, indo além da parte técnica. Vou atuar com produtos e também com a parte comercial. O foco principal é cuidar de todos os produtos da APsystems comercializados aqui no Brasil.

Qual é a sua expectativa para esse novo momento?

A minha expectativa é trabalhar muito para focar nas necessidades dos clientes da marca e continuar oferecendo ao mercado um atendimento ágil e de qualidade. Eu acredito em um crescimento ainda maior da APsystems aqui no Brasil, marca de extrema qualidade, que está pensando sempre à frente do seu tempo, que foca na segurança e qualidade dos produtos e busca sempre proporcionar a melhor experiência para o cliente.

Então, vou trabalhar por esse crescimento contínuo e buscar, junto à APsystems, a continuação e melhoria desse trabalho feito pelo time da Ecori aqui no Brasil.

Quais são os principais desafios na nova função?

Acredito que o principal desafio, ou melhor, a minha missão agora, será elevar ainda mais o nível do atendimento e entregar a melhor experiência para a cadeia produtiva como um todo, desde o distribuidor, a revenda até o cliente final. E também compreender as necessidades e os desafios de cada região do Brasil, prezando sempre pela qualidade e segurança em todos os serviços prestados.

Você imaginava estar onde está hoje em um espaço de tempo relativamente curto?

Não imaginava! Sempre desejei trabalhar com desenvolvimento e inovação. Quando recebi a oportunidade de integrar o time técnico da Ecori, em 2019, assumi o compromisso de sempre dar o meu melhor e sabia que teria oportunidade de crescer. Mas nunca imaginei que seria tão rápido e que um dia representaria uma grande marca como a APsystems. Tenho certeza de que esse é o degrau de uma nova etapa de grandes desafios e crescimento.

Que dica você daria para quem está começando agora e quer seguir no mercado de energia solar?

Nunca desista! Se você tem um objetivo, corra atrás. Estude, trabalhe, foque, aperfeiçoe-se, seja profissional, busque o que você almeja e não desista até conseguir. E o mais importante, respeite todas as pessoas, independentemente de cargo ou posição, porque respeito é essencial.

Além disso, busque o máximo de conhecimento, porque a gente está sempre aprendendo algo novo e é isso que nos mantém ativos e vivos dentro da profissão. Se está com medo, vai com medo mesmo e agarre a oportunidade!

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.