O Cpid (Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento) desenvolveu um projeto de árvore solar, com o objetivo de fornecer energia elétrica para as praças e ruas do estado do Espírito Santo.
Trata-se de uma estrutura de 6 metros de altura com a mesma estética de uma árvore. A captação de energia solar se dá através de suas folhas, formadas por células fotovoltaicas de 1 m², com uma estimativa de geração de 300 kWh/mês.
A iniciativa é uma parceria com dez professores da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e profissionais do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), com Marcelo Segatto, professor de Engenharia Elétrica da Ufes, como coordenador do projeto.
A árvore solar pode ser instalada em praças, ruas e até residências, e pode servir para recarregar dispositivos móveis através de portas USB integradas, incluindo veículos elétricos.
De acordo com os desenvolvedores, os primeiros modelos serão instalados na casa do governador, Renato Casagrande (PSB), em Vila Velha (ES), e em duas escolas técnicas da rede estadual. A expectativa é expandir o projeto para as diferentes regiões do Espírito Santo.
A previsão é que as escolas técnicas do Espírito Santo, como CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha (ES), e o CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva (ES), recebam um protótipo da árvore solar. Segundo o planejamento, os primeiros testes devem ser realizados em 2024.
Uma resposta
Muito bacana e de parabéns o Instituto por essa invenção! Gostaria de saber o custo médio e o tempo para a colocação de uma unidade dessa, e qual a captação de energia dela. Obrigada desde já.