O Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Criciúma (SC), recebeu a instalação de um sistema de energia solar de 31,05 kWp, composto por 54 módulos fotovoltaicos de 575 Wp e um inversor de 50 kW.
A implementação faz parte do projeto ‘Eficiência Energética’ da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desenvolvido em parceria com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e o Governo de Santa Catarina.
Além do sistema fotovoltaico, também foram realizadas no imóvel beneficente a substituição de 116 lâmpadas fluorescentes por modelos em LED, de dez aparelhos de ar-condicionado antigos por modelos inverter e de 12 chuveiros elétricos por um sistema de aquecimento solar de água.
Como o asilo é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, os recursos aplicados não precisam ser devolvidos. Assim, todo o investimento será destinado a beneficiar a entidade, reduzindo o consumo de energia da casa de repouso.
Ao todo, o investimento de R$ 701 mil deverá gerar ao asilo uma economia anual de 87,76 MWh, o que representa uma redução de R$ 52 mil por ano nos gastos com energia elétrica.
Fundado em 1949, o Asilo São Vicente de Paulo atende cerca de 70 idosos em Criciúma (SC). Os trabalhos sociais são realizados com uma equipe multidisciplinar, atendendo normas, regras e legislações vigentes.
Programa de Eficiência Energética
O PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e envolvendo a instalação de projetos de energia limpa para otimizar o consumo energético de diferentes setores.
Aberto a uma variedade de entidades, incluindo empresas de energia elétrica e empresas de conservação de energia, a iniciativa possui um processo de seleção e avaliação de projetos que são escolhidos pela Agência com base em sua eficácia e impacto na eficiência energética.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].