Associações do setor solar se reúnem com representantes do MME

Em Brasília (DF), entidades negociam pautas em prol da geração distribuída desde o início da semana
Associações do setor solar se reúnem com representantes do MME
Associações do setor solar em reunião com o MME. Foto: Instagram / ANESOLAR

O presidente da ANESOLAR (Associação Nordestina de Energia Solar), Daniel Lima, e o fundador do MSL (Associação Movimento Solar Livre), Hewerton Martins, se reuniram com representantes do MME (Ministério de Minas e Energia), nesta quinta-feira (15), para fortalecer relações contra a regulamentação da Lei 14.300 publicada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Desde o início da semana, os executivos negociam com parlamentares um movimento em prol do que eles chamam de “defesa do direito do brasileiro de continuar tendo condições de gerar sua própria energia através do sol”, conforme explicou Martins, em entrevista ao Canal Solar

“Foram dois dias de trabalho no Congresso, onde falamos com deputados, senadores e agora com representantes do MME”, afirmou.

“O nosso intuito era mostrar a importância da GD (geração distribuída) para economia, geração de renda e empregos, além de apresentar para todos eles que o que a ANEEL propôs não estava previsto de maneira clara na lei ao ponto da Agência interpretar e cobrar outros itens na conta de luz dos consumidores”, complementou. 

Martins revelou também que as entidades já conseguiram o apoio de alguns parlamentares como dos deputados federais, Celso Russomanno (Republicanos/SP); Lafayette de Andrada (Republicanos/MG); Danilo Forte (União Brasil/CE) e Cleitinho Azevedo (Republicanos/MG), pela causa.

Os parlamentares também teriam, segundo Martins, se sensibilizado a favor da votação e aprovação do PL 2703/2022 no Senado, que prevê a ampliação por mais seis meses do prazo de entrada das novas regras de compensação de energia definidas na Lei 14.300.

“Vários deputados de diversos partidos estão sensibilizados na defesa da pequena geração de energia solar”, garantiu o fundador do MSL. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

  1. Obrigada MSL e ANESOLAR por representar e lutar pelas necessidades do setor de forma apartidária junto ao governo e grata pelo CANALSOLAR nos manter atualizados sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal