A Athon Energia anunciou nesta segunda-feira (17) a aquisição de 23 usinas fotovoltaicas da GreenYellow, adicionando 50,68 MWp à sua capacidade instalada. O valor da operação não foi divulgado.
Os empreendimentos estão localizados no Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
A conclusão da operação ainda depende da aprovação de órgãos reguladores, incluindo o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Segundo a Athon, as novas usinas terão capacidade de gerar cerca de 100 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 51 mil residências e evitar a emissão de 35 mil toneladas de CO₂.
Breno Megale, sócio-diretor da Athon Energia, afirmou que a aquisição faz parte da estratégia da empresa de se consolidar no mercado de geração distribuída, oferecendo soluções de longo prazo para clientes corporativos, especialmente do setor de infraestrutura.
Já Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil, destacou que a operação está alinhada à estratégia da empresa de atuar como operadora de ativos, promovendo a rotação de parte deles para viabilizar novos investimentos no país.
Com a compra, a Athon Energia amplia sua capacidade operacional para mais de 210 MWp, distribuídos em 70 ativos. Essa é a segunda aquisição da companhia. A primeira ocorreu em dezembro de 2023, quando adquiriu 13 usinas da Raízen Gera Desenvolvedora, adicionando 50 MWp ao portfólio.
Em outubro de 2024, a Athon realizou a maior emissão de debêntures incentivadas do setor de geração distribuída, captando R$ 605 milhões, com rating AAA concedido pela agência Fitch.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.