Bahia deve alcançar 27 GW de capacidade solar até 2030, diz ABS

Porém, aumento da tributação dos painéis fotovoltaicos pode atrapalhar o ritmo de desenvolvimento da fonte
Bahia deve alcançar 27 GW de capacidade solar até 2030, diz ABS
Foto: Freepik

A ABS (Associação Baiana de Energia Solar) estima que a capacidade de energia fotovoltaica na Bahia vai passar dos atuais 2 GW para 27 GW em 2030, disse o presidente da entidade, Marcos Rêgo.

“Atualmente, o estado conta com uma potência instalada de 2,0 GW, distribuída entre grandes usinas solares e pequenos sistemas de geração distribuída em telhados e terrenos e, até 2030, deve alcançar uma potência instalada de 27 GW, cravando a imagem de um dos principais polos de energia solar do Brasil e do mundo”, destacou o executivo em nota à imprensa.

As condições econômicas e a boa irradiação solar colocam a Bahia no radar de investimentos de grandes usinas fotovoltaicas e sistemas de geração distribuída. 

“O estado desponta como um dos mais promissores para o desenvolvimento do setor fotovoltaico, com empresas e consumidores cada vez mais engajados em investir em soluções sustentáveis e economicamente vantajosas”, disse Marcos.

Apesar do otimismo, a associação destaca como ponto de atenção o aumento do imposto de importação dos painéis solares de 9,6% para 25%, fator que pode atrapalhar o ritmo do desenvolvimento da tecnologia no país. 

“O aumento dos impostos é um imenso retrocesso e trará impactos negativos ao setor, além de ir na contramão da tendência mundial de favorecimento à transição energética. A medida não apenas eleva custos para empresários e consumidores, mas coloca em risco a competitividade do país no mercado global de energia limpa. Em um momento em que o Brasil tem o potencial de se consolidar como líder no segmento, é fundamental que os incentivos sejam mantidos”, pontua Marcos.

Segundo o executivo, a elevação da carga tributária coloca em risco o desenvolvimento de mais de 280 projetos fotovoltaicos em todo o país, com investimento previsto na ordem de R$ 97 bilhões.

Microrrede supre 50% da demanda energética de fazenda na Bahia

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3