ANEEL anuncia bandeira tarifária verde em dezembro 

Segundo a Agência, período chuvoso mais intenso nas últimas semanas contribuiu para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas
ANEEL anuncia bandeira tarifária verde em dezembro 
Usina hidrelétrica de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai. Foto: Caio Coronel/Itaipu/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, nesta sexta-feira (29), que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será a verde. Ou seja, sem cobrança de taxa extra para os consumidores na conta de luz.

Segundo o órgão, o período chuvoso mais intenso nas últimas semanas contribuiu para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas, reduzindo a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, conhecidas por seu custo mais elevado de geração.

A bandeira verde foi mantida de abril de 2022 até julho de 2024, quando deu lugar à bandeira amarela em agosto. Desde então, houve oscilações mensais, com as bandeiras vermelha no patamar 1, em setembro; vermelha no patamar 2, em outubro; e amarela em novembro. 

Basicamente, a mudança para bandeira tarifária verde em dezembro reflete as melhores condições de geração, influenciadas principalmente pela maior disponibilidade de recursos hídricos.

Bandeiras tarifárias 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 e tem como objetivo ajustar mensalmente o custo da energia elétrica para os consumidores brasileiros, sendo compostas pelas cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2). 

Essa sequência indica o custo da energia para o mês seguinte: verde quer dizer que não há custo adicional, a amarela indica um leve aumento na conta de energia e a vermelha traz um custo maior aos consumidores brasileiros.

A sequência reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

De acordo com a ANEEL, essa sinalização torna o consumidor ativo para saber se precisa ou não utilizar a energia de forma mais consciente, devido ao seu custo.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3