25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Beny fecha acordo de fornecimento de microinversor com Arisolar

Microinversor monofásico de 2400 W, que possui corrente de entrada de até 18 A, será distribuído no mercado brasileiro

Autor: 18 de dezembro de 2023dezembro 20th, 2023Parcerias
3 minutos de leitura
Beny fecha acordo de fornecimento de microinversor com Arisolar

Arisolar será responsável pela distribuição do microinversor de 2400 W. Imagem: Beny/Divulgação

A Beny, fabricante de componentes de proteção para sistemas fotovoltaicos e no segmento de carregadores elétricos CA e CC, fechou um acordo de fornecimento de microinversores com a Arisolar, sediada na cidade de São José do Rio Preto (SP).

A distribuidora trouxe a tecnologia MLPE para o seu mix de produtos, disponibilizando no mercado brasileiro o microinversor monofásico de 2400 W.

“O modelo BYM-2400, que escolhemos nesse acordo de distribuição com 25 anos de garantia de fábrica, tem corrente de entrada de até 18 A – o que garante a compatibilidade com módulos de alta potência, certificação IP67 e Wi-Fi integrado, facilitando o monitoramento a nível de módulo”, enfatizou Donizeth Porfírio dos Santos, engenheiro eletricista responsável da Arisolar.

Testes iniciais

A Arisolar escolheu a integradora DOSOL Brasil, da região de São José do Rio Preto, para a primeira instalação do microinversor. A companhia tem know how em tecnologia de inversores MLPE há mais de oito anos.
.
Freddy Romero, gerente de projetos da DOSOL, liderou os estudos do equipamento e trouxe algumas informações a respeito da primeira instalação e da análise da produção de energia.

“Em nossa avaliação preliminar, analisamos que o equipamento entrega 600 W de potência por MPPT, sendo fiel a ficha técnica. A micro usina fotovoltaica que instalamos não apresentou derating em condições de temperatura elevada, em uma região que já alcançou 40 ºC ambiente no período de análise”, relatou.

Conforme o especialista, a questão da temperatura em sistemas MLPE é um desafio, no entanto, o modelo BYM-2400 obteve resultados satisfatórios. “O estudo preliminar também mostrou uma produção de energia de até 20% maior em mesmas condições, comparados com modelos de microinversores mais conhecidos do mercado brasileiro”, concluiu.

Lançamento na Intersolar South America

Aristides Carmo, da Arisolar, e André Mattioli, da Beny. Imagem: Beny/Divulgação

Aristides Carmo, da Arisolar, e André Mattioli, da Beny. Imagem: Beny/Divulgação

A Intersolar South America 2023, realizada na cidade de São Paulo (SP), foi o palco escolhido para o lançamento no Brasil da linha de microinversores, que já obteve o Inmetro aprovado, cujas potências são de 600 W, 2000 W e 2400 W.

No evento, houve a conclusão da negociação para o fornecimento do microinversor de 2400 W, sendo o mais potente microinversor monofásico do setor brasileiro, conforme a Beny, por meio da distribuidora Arisolar.

“Estamos empolgados em termos nosso produto disponível no Brasil para os integradores, com o pioneirismo da Arisolar, distribuidora que vem sendo reconhecida como amiga do integrador, sendo referência em atendimento e pós vendas”, comentou André Mattioli, gerente da Beny no Brasil.

Segundo Aristides Prudenciano do Carmo, CEO e fundador da Arisolar, estreitar laços e ajudar os integradores é uma missão muito forte para a companhia. “Estamos otimistas com a retomada do mercado fotovoltaico depois do primeiro semestre desafiador que vivemos em 2023”.

“Estamos olhando para o horizonte, priorizando trazer tecnologia de ponta e produtos de qualidade. A Beny é uma empresa chinesa altamente tecnológica com várias soluções para o Brasil. O acordo de fornecimento contempla nosso foco de aproveitar as atuais demandas do setor fotovoltaico em relação a tecnologia MLPE”, finalizou.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.