[gtranslate]

BloombergNEF lança lista Tier 1 para fornecedores de baterias

Iniciativa resulta da crescente demanda por baterias e da chegada de novos players no mercado
bloombergnef-lista-tier-1-fornecedores-baterias
Iniciativa resulta da crescente demanda por baterias e da chegada de novos players no mercado internacional. Foto: BloombergNEF/Divulgação

A BNEF (BloombergNEF) lançou a lista Tier 1 de fornecedores de soluções em armazenamento de energia. A iniciativa, segundo a companhia, resulta da crescente demanda por baterias e da chegada de novos players no mercado internacional.

Atualmente, o mercado fotovoltaico internacional já conta com uma lista Tier 1 de classificação para produtos de módulos fotovoltaicos, fundamentado na viabilidade financeira das empresas fabricantes.

Para desenvolver a lista Tier 1 de armazenamento de energia, a BloombergNEF desenvolveu um sistema de classificação para produtos de armazenamento de energia com base na implementação nos últimos dois anos. O objetivo principal, segundo a companhia, é criar uma diferenciação transparente entre centenas de fabricantes no mercado.

Além disso, a companhia esclarece que compradores de baterias e bancos não devem usar a lista Tier 1 como medida de qualidade. Para este fim, a companhia recomenda consultar empresas de diligência técnica, como DNV GL, TÜV SÜD, UL, Intertek, Exponent, China Automotive Battery Research Institute, Eurofins Energy Storage ou Kema Laboratories.

Critérios para ser Tier 1

Para o desenvolvimento da lista, foram analisados 9 mil projetos de armazenamento de energia registrados no banco de dados User BNEF’s Energy Storage Assets (Ativos de Armazenamento de Energia da BNEF) até junho de 2023.

Para que cada projeto seja elegível é preciso que :

  • Seja maior que 1 MW ou 1 MWh;
  • Seja de propriedade de empresas que não estejam afiliadas ao fornecedor das baterias, ou seja, o comprador do sistema de armazenamento de energia deve ser de outra companhia; e
  • Não seja construído para cumprir mandatos de integração de projetos de energia renovável (como os em vigor em muitas províncias chinesas).

Além dos critérios acima, para que a marca de armazenamento de energia seja listada como Tier 1 ela deve ter fornecido, ou estar firmemente contratada para fornecer, produtos para seis projetos elegíveis diferentes nos últimos dois anos.

Outro ponto destacado pela BNEF é que são considerados tanto os fornecedores de células quanto os integradores de sistemas como fabricantes de baterias. Contudo, a  companhia ressaltou que, para ser considerada, a empresa deve possuir fábricas de baterias, não sendo consideradas as companhias que terceirizam a produção.

A BNEF ainda pontuou que provedores que entraram com pedido de falência ou estão em default de obrigações financeiras importantes são removidos da lista Tier 1 até novo aviso.

Como os fornecedores podem participar?

Os fornecedores interessados em fazer parte da lista Tier 1 devem baixar o modelo fornecido pela BNEF e enviar informações para a companhia por meio do e-mail [email protected].

Os e-mails com dados recebidos antes de 1 de dezembro, 1 de março, 1 de junho e 1 de setembro serão processados para a lista Tier 1 do próximo trimestre. Os dados recebidos em e-mails posteriores podem apenas aparecer no banco de dados até serem processados para a lista Tier 1 do trimestre seguinte.

Os projetos submetidos devem ser rastreados pelo banco de dados da BNEF, o que significa que a localização do projeto (endereço, coordenadas ou outros dados suficientes para identificar unicamente o projeto individual), capacidade, participantes-chave (como desenvolvedor, proprietário e provedor de armazenamento), aplicação e tecnologia devem ser de domínio público.

Durante a análise, a BNEF poderá exigir evidências para a existência do projeto na forma de um documento público, como um comunicado à imprensa de uma das empresas envolvidas, um artigo sobre o projeto publicado por uma empresa de mídia reconhecida ou uma cópia do contrato com o desenvolvedor, proprietário ou banco do projeto.

Como ter acesso a lista Tier 1?

A lista Tier 1 é disponibilizada trimestralmente apenas para assinantes da Bloomberg, não sendo possível obter o documento de outra maneira. Interessados em obter um orçamento para uma assinatura da Bloomberg devem entrar em contato com a empresa pelo email [email protected].


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.