27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Brasil acrescenta 210 usinas solares por dia ao sistema de compensação

Afirmação feita pelo diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa, comprova importância da fonte para o crescimento sustentável

Autor: 8 de outubro de 2021Brasil
Brasil acrescenta 210 usinas solares por dia ao sistema de compensação

Brasil acrescenta 210 novas usinas solares por dia ao sistema de compensação

A energia solar é uma das fontes que mais cresceram entre os meses de janeiro e começo de outubro deste ano no Brasil, com mais de 26 mil sistemas instalados no segmento de micro e minigeração distribuída, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Trata-se de um número que, segundo o diretor da entidade, Sandoval Feitosa, apenas comprova a importância que a fonte possui hoje para o crescimento sustentável do país. “Se considerarmos apenas os dias úteis, é como se tivéssemos 210 novas usinas [solares] acrescentadas por dia”, disse ele.

A fala do executivo ocorreu em um debate virtual promovido, nesta quinta-feira (7), pela Editora Globo e intitulado “Energia Renovável: Oportunidades para um futuro mais sustentável e econômico no Brasil”. 

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube do canal Valor Econômico e contou com a presença de dirigentes de órgãos públicos e empresas privadas, como Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil, e Thiago Barral, presidente da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas). 

Durante a live, o diretor da ANEEL, também falou sobre o crescimento da fonte solar na matriz brasileira – que representa hoje 2,1% do total e possui perspectiva de chegar aos 13% até 2030. “A diversificação é a solução para a menor dependência da matriz hídrica”, afirmou Feitosa. 

Para o executivo, os números da energia fotovoltaica no Brasil melhoraram muito desde a criação da Resolução 482 – que instituiu, em 2012, regras para a operação da fonte no país. Ele também destacou que, com a aprovação do PL 5.829, que visa a criação de uma legislação própria para micro e minigeradores de energia, a expansão da solar será ainda maior.

O texto foi aprovado, em agosto, na Câmara dos Deputados, e aguarda parecer favorável do Senado para poder ser encaminhado para sanção presidencial e se tornar lei. Atualmente, o país conta com mais de 10 GW de potência solar instalada em todas as cinco regiões que compõem o vasto território nacional. Na GC (geração centralizada), as fazendas solares somam mais de 3,8 GW, enquanto que na GD (geração distribuída), já são mais de 7 GW e 620 mil sistemas fotovoltaicos conectados ao sistema elétrico.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.