29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Brasil encerra primeiro mês do ano com novos recordes de geração solar

Geração fotovoltaica alcançou novas marcas nos dias 30 e 31 de janeiro, segundo dados do ONS

Autor: 6 de fevereiro de 2024Indicadores
2 minutos de leitura
Brasil encerra primeiro mês do ano com novos recordes de geração solar

Foto: ANEEL/Reprodução

O ano de 2024 está apenas começando e o Brasil encerrou o mês de janeiro com novos recordes registrados no setor de energia solar, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Os números da entidade mostram que, na terça-feira da semana passada (30), a fonte atingiu o primeiro recorde instantâneo do ano no SIN (Sistema Interligado Nacional).

Neste dia, a geração alcançou a marca de 27.909 MW, às 11h40, montante suficiente para atender a 30,4% da demanda naquele minuto de todo o Brasil.

Os indicadores já incluem a produção dos sistemas de micro e minigeração distribuída. O recorde anterior, também considerando a modalidade, foi atingido em 11 de novembro de 2023, quando foram registrados 27.435 MW. 

Ainda na mesma semana de janeiro, o subsistema Nordeste registrou índices inéditos de geração solar instantânea: 9.231 MW, aferidos às 11h18, no dia 31.

O volume correspondeu a 66,8% da demanda do submercado na ocasião. A marca mais elevada até então era de 9.035 MW, registrada em 18 de janeiro de 2024.

Fevereiro

No dia 2 de fevereiro, o Brasil ultrapassou a marca de 38 GW de capacidade instalada em energia solar, considerando os segmentos de GC (geração centralizada) e GD (geração distribuída). 

Atualmente, mais 16,8% da matriz elétrica brasileira é proveniente da energia solar, segundo informações compartilhadas pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), e corroborado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Brasil ultrapassa 38 GW de potência instalada em energia solar


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.