21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Câmara dos Deputados encerra sessão sem votar PDL 65/2023

Matéria que visa suspender as regras da ANEEL sobre GD segue em pauta e deve ser discutida até semana que vem

Autor: 13 de abril de 2023Política
2 minutos de leitura
Câmara dos Deputados encerra sessão sem votar PDL 65/2023

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados encerrou a sessão desta quarta-feira (12) sem votar sete dos oito pontos previstos na pauta do dia, entre eles o PDL 65/2023 – que visa suspender parte da Resolução 1.000/2021, alterada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio da Resolução 1.059/2023 em fevereiro deste ano. 

Durante praticamente toda a sessão, o que se viu foram longas discussões sobre temas como assédio sexual e violencia nas escolas, o que impediu com que a grande maioria dos temas previstos em pauta fossem debatidos. Nos bastidores, a tendência é que a votação do PDL 65/2023 ocorra até o final da semana que vem. 

“Vamos seguir firmes buscando apoio do Governo para aprovação ser unânime na Câmara e Senado”, disse Hewerton Martins, presidente do MSL (Movimento Solar Livre). 

O PDL defendido por ele e proposto pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) tem como objetivo preservar o direito dos pequenos projetos de energia solar em setores como a agricultura familiar, residências e hotéis que foram impactados pela decisão da ANEEL de criar novas cobranças para estes consumidores.

O decreto propõe que sejam suspensos os seguintes dispositivos da Resolução Normativa nº 1.000/2021:

  • Cobrança imposta aos consumidores do chamado Optante B: Aneel impôs cobrança de demanda de carga e impedimento de envio e recebimento de créditos para antigas e novas instalações;
  • Cobrança da TUSDg: demanda de geração imposta a consumidores residenciais de baixa tensão.
Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.