28 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Canal Solar e Crea-SP reúnem profissionais para debater oportunidades e desafios do setor

Participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com técnicas de vendas e abertura do mercado livre, por exemplo

Autor: 23 de outubro de 2023fevereiro 19th, 2024Congressos
5 minutos de leitura
Canal Solar e Crea-SP reúnem profissionais para debater oportunidades e desafios do setor

Sede do Crea-SP, localizado na cidade de São Paulo (SP). Foto: Canal Solar

Nos próximos dias 24 e 25, o Canal Solar e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) reúnem entidades setoriais, agentes e profissionais interessados no mercado de energia solar para uma imersão no setor fotovoltaico brasileiro.

O evento será realizado na sede do Crea-SP, em São Paulo (SP), e contará com a participação da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), Comerc, do escritório Lefosse, da Raízen, Hitachi, BYD, entre outras companhias com forte atuação no setor elétrico.

Durante os dois dias de imersão, os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em modelos de negócios no mercado de micro e minigeração distribuída, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, técnicas de vendas e abertura do mercado livre de energia, por exemplo.

Confira a programação

A primeira palestra do dia será “Crea-SP na fiscalização das instalações fotovoltaicas”, ministrada pelo engenheiro Paulo Takeyama, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP.

Em seguida, o engenheiro Geraldo Silveira modera o painel “Inversão de fluxo e instalações seguras de sistemas zero-grid com baterias”, que contará com a participarão de Paulo Freire, proprietário da PAIOL Engenharia; Edmar Moreira, engenheiro de Projetos na Hitachi Energy; Carlos Brandão, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Sengi; e Hewerton Martins, presidente do MSL (Movimento Solar Livre).

Ainda pela manhã, Adriano Pereira, engenheiro eletricista na PHB Solar, abordará diversos tipos de aplicações que podem ser realizadas no Brasil, com a palestra “Sistemas fotovoltaicos grid zero”.

À tarde será realizado o painel “Projetos de geração compartilhada”, com a participação de Einar Tribuci, sócio-fundador do Tribuci Advogados; Rodrigo Renó Gonzaga, presidente da RenovaEco; Roberto Corrêa, diretor Geral da Congecon; e Lincoln Romaro, diretor Executivo da Wattio.

Logo depois, Roberto Caurim, diretor Comercial da Bluesun Solar, ministra a palestra “Como potencializar as vendas na sua empresa de energia solar?”.

Em seguida, o jornalista do Canal VE Rubens Morelli modera o painel “Mobilidade Elétrica – como ampliar a infraestrutura de recarga no Brasil?”. Participarão da discussão Rafael Rebello, diretor de Power Mobility da Raízen; Henrique Antunes, diretor de vendas BYD; Edgar Barassa, sócio Fundador da Barassa & Cruz Consulting; e Thiago Castilha, CMO da E-wolf eletropostos.

Após a discussão sobre as oportunidades de negócios no setor da mobilidade elétrica, Neto Tosato, CEO da Projesol, ministra a palestra “Vendas e negociações de usinas fotovoltaicas de 1 MW+”.

E o encerramento do primeiro dia será com a palestra “Como influenciar nas redes sociais”, ministrada por Fabio Furtado, embaixador da HT Saae Brasil.

2º dia de evento

Os participantes começam o segundo dia com a palestra “Fatores importantes de qualidade, segurança e garantia para estratégia de energia solar”, apresentada por Jonas dos Santos, chefe de Vendas de Geração Distribuída da WEG.

Em seguida, terá o painel de discussão “Vistoria e acompanhamento de performance de usinas fotovoltaicas”, que será moderado por Marcelo Abuhamad, CEO da Bonö Group.

O painel contará com a participação de especialistas, incluindo Gustavo Malagoli Buiatti, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia da (re)energisa; Gustavo Souza, especialista em performance de usinas solares na GreenYellow; Kauê Nascimento, coordenador da área de comissionamento da Greenyellow; e Felipe Ronchini, coordenador de Construção na Brasol.

Às 11h, Silvio Robusti, gerente de Marketing de Produto da Growatt Brasil, abordará o tema “Eletrificação da frota com sistemas fotovoltaicos”.

Após o almoço, será realizado o painel de discussão “Financiamento de projetos de energia solar”, que contará com a participação de Bruno Kikumoto, diretor do Canal Solar; Valnei Gois Serpa, head Comercial da Sim; Nuno Verças, CEO da Sol Agora; Alexandre Ferreira, CEO da Bluesun Finance; e Marco Conte, consultor de Inovação e Inteligência de Mercado na Greener.

Em seguida, as tecnologias N-Type e P-Type e suas aplicações serão exploradas por Marina Dias, engenheira de Suporte na JA Solar, na palestra “N-Type vs. P-Type: qual o melhor para o meu projeto?”.

Após a explanação de Marina, Bernardo Marangon, sócio-proprietário da Exata Energia, modera o painel “Abertura do Mercado Livre de Energia”, explorando as possibilidades para o próximo ano e mostrando diversas alternativas para quem deseja atuar ou ampliar sua presença neste segmento.

O painel contará com a participação de Pedro Dante, sócio da Lefosse Advogados; Gustavo Scrignoli, especialista de regulação e regras de comercialização na CCEE; e Josiane Palomino, diretora de Marketing do Grupo Comerc Energia.

E, por fim, Gustavo Tegon, diretor Institucional da BelEnergy, modera o painel “Tráfego pago e estratégias para captação de leads”, que contará com a participação de Danilo Eizo, head de Performance Marketing; Fabio Wendling, sócio Executivo na V4 Company; e Rafael Lopes, CMO da Birdclick.

Para obter mais informações sobre o evento, inscrições e localização, clique aqui.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.