28 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

CNI entrega ao Congresso projetos que são do interesse do setor solar

Entre os projetos que a entidade vai pedir celeridade está o Paten, que pode ser votado essa semana pela Casa Legislativa

Autor: 19 de março de 2024março 21st, 2024Transição energética
4 minutos de leitura
CNI entrega ao Congresso projetos que são do interesse do setor solar

Sessão plenária durante entrega do documento pela CNI. Foto:Edilson Rodrigues/Agência Estado/Reprodução

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) entregou nesta terça-feira (19) para a Câmara dos Deputados a Agenda Legislativa da Indústria

O documento, que está em sua 29ª edição, reúne 134 projetos de lei que são do interesse do setor industrial e estão em tramitação tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados. 

São propostas que visam atrair investimentos e melhorar a competitividade da economia brasileira.

Dentre todos os projetos enviados, há a chamada ‘Pauta Mínima’, que são 17 projetos considerados prioritários pela CNI. 

Três deles impactam diretamente o setor de energia solar: o marco legal do hidrogênio de baixo carbono, o Paten (Programa de Aceleração da Transição Energética) e a modernização do setor elétrico, que consta no PL 414/21. 

Este último tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a competitividade da energia, sem prejudicar o contribuinte com novos tributos. 

Estes são projetos considerados pela CNI essenciais para alavancar os incentivos para descarbonização e inserção internacional da economia brasileira.

“A Agenda Legislativa é uma das principais contribuições que o setor industrial, liderado pela CNI, tem dado há 29 anos para que possamos construir um Brasil socialmente mais justo e economicamente viável”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban.

“É o principal instrumento de diálogo que mantemos com os parlamentares, o governo federal e a sociedade civil. Nosso objetivo, ao definir essa lista de prioridades, é contribuir para a votação e aprovação de propostas com impacto positivo sobre o ambiente de negócios”, ressaltou ele. 

Paten pode ser votado essa semana na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 5.174/23, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) , que cria o Paten, pode ser votado esta semana na Câmara dos Deputados. 

O objetivo da proposta é promover projetos de desenvolvimento sustentável usando créditos tributários dos contribuintes, que estão no precatório, para investir no aumento da infraestrutura e da pesquisa voltadas ao desenvolvimento sustentável.

A relatora do projeto, Marussa Boldrin (MDB-GO) ampliou a lista de empreendimentos que podem ser financiados pelo programa, que são projetos de produção e expansão de gás natural, centrais hidrelétricas de até 50 MW, recuperação e valorização energética de resíduos sólidos, inclusive em imóveis rurais, e desenvolvimento e integração dos sistemas de armazenamento de energia.

Os projetos que podem ser subsidiados são os voltados para tecnologia e produção de combustíveis renováveis, como etanol de segunda geração, bioquerosene de aviação, biodiesel, biometano e hidrogênio verde. 

A pesquisa e o desenvolvimento ligados às fontes de energia renovável também são pontos listados no PL, que tem o foco em substituir matrizes poluentes por fontes renováveis. 

Entre elas estão, a expansão da produção e transmissão de energia solar, eólica, biomassa, entre outras fontes de energia limpas.

As formas de financiar o programa são a partir do ‘Fundo Verde’, um fundo de garantias que será administrado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a taxas de financiamento mais baixas, a outra forma é oferecer ao contribuinte em débito com a União, a possibilidade de regularizar sua situação fiscal, se ele contribuir com uma contrapartida  para o investimento nos projetos elegíveis.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Viviane Lucio

Viviane Lucio

Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.