4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Como escolher a estrutura de fixação adequada?

Diversas variáveis devem ser consideradas para a avaliação do potencial de geração

Autor: 20 de outubro de 2022dezembro 12th, 2022Opinião
3 minutos de leitura

Com a expansão do mercado de geração de energia fotovoltaica é fundamental a consolidação de uma cadeia de suprimentos ágil e eficiente, capaz de atender à sua demanda logística e técnica cada vez mais dinâmica.

Desta forma, os fabricantes e distribuidores de componentes têm papel fundamental como suporte para especificar as soluções oferecidas a seus clientes.

Ao projetar um sistema fotovoltaico, diversas variáveis devem ser levadas em consideração para a avaliação do potencial de geração de energia;

  • Incidência de irradiação solar (W/m²) na região;
  • Relevo e edificações próximas que ocasionarão sombreamento;
  • Àrea disponível;
  • Modelo dos painéis fotovoltaicos;
  • Tipo de superfície onde o sistema será instalado;

Esta última característica determinará qual o fabricante e qual o tipo de estrutura de fixação que deverá ser utilizada. Antes de efetuar a compra, recomendamos seguir o roteiro abaixo, que proporcionará maior eficiência, economia e qualidade para o seu projeto.

1º passo: verificar o tipo de telhado (cerâmico, fibrocimento, metálico etc.) e dimensões disponíveis para a instalação;

2º passo: buscar informações técnicas no datasheet do fabricante, garantindo que a estrutura em questão é aplicável em seu projeto;

3º passo: quantificar o material de acordo com o número de painéis e fichas técnicas do fabricante de estruturas;

4º passo: solicitar orçamento com todas as informações relevantes, tirando dúvidas com a equipe de vendas técnicas e garantindo que o orçamento está coerente com o projeto.

Pronto! Agora, é só escolher o fornecedor mais barato, certo? Errado!

Vamos pensar juntos: estruturas para painéis fotovoltaicos geralmente representam 8% do valor do projeto. Uma variação de 10% nos preços entre um fornecedor e outro representaria menos de 1% no valor final do projeto.

Porém, caso haja falha nas estruturas, os prejuízos podem ser grandes, levando ao famoso “barato que saiu caro”.

Claro que avaliar os preços é importante, mas precisamos checar outros critérios valiosos como a capacidade de fornecimento, a reputação da marca no mercado, investimentos do fabricante em novas soluções, compromisso com sustentabilidade, além da garantia dos produtos e da qualidade do atendimento.

Através de uma administração sólida, a Solar Group faz constantes investimentos em pessoas, pesquisas e produtos para proporcionar os melhores resultados. Mais do que vender, queremos nos relacionar com o mercado.

mm

João Amaral

Engenheiro Eletricista atuando no setor de energia renováveis, eficiência energética e geração distribuída. Especialista na área de energias renováveis e eficiência pela USP.