Comunidade do interior paulista recebe instalação de postes solares

Tecnologia garante iluminação pública sustentável para mais de 190 famílias da Favela dos Sonhos
Comunidade do interior paulista recebe instalação de postes de energia solar
Postos de energia solar instalados em Ferraz de Vasconcelos. Foto: EDP Brasil

As ruas e vielas da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), receberam a instalação de 30 postes de energia solar para garantir iluminação pública sustentável a mais de 190 famílias que vivem na comunidade. 

A tecnologia foi instalada no sábado passado (22) pelo Instituto EDP, em parceria com as organizações sociais Gerando Falcões e a Litro de Luzque ficará encarregada de fazer as manutenções e mensurar o impacto positivo dos equipamentos na comunidade. 

O Instituto EDP explica que os postes sustentáveis instalados são feitos de tubos PVC, equipados com painel solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet. A tecnologia foi montada por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade. 

O projeto contou com investimentos de R$ 126 mil por parte do Instituto EDP, que conseguiu junto à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorização para regularizar a energia elétrica das casas da comunidade. 

Leia também:

Este foi o terceiro projeto realizado pelo Instituto em parceria com o Litro de Luz. Na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, foram 30 postes de energia solar instalados nas comunidades Vila Sahy, Baleia Verde e Lobo Guará. 

Já no Estado do Espírito Santos, as ruas da comunidade Jabaeté, na cidade de Vila Velha, receberam 60 postes fotovoltaicos. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal