4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Comunidade isolada na Bahia recebe instalação de usina solar com baterias

Projeto da Neoenergia beneficia mais de 100 famílias que vivem basicamente da agricultura e produção caseira de mel

Autor: 1 de fevereiro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Comunidade isolada na Bahia recebe instalação de usina solar com baterias

Microrrede instalada na comunidade isolada de Remanso, na Bahia. Foto: Neonergia/Divulgação

A vida das mais de 100 famílias que vivem na pequena Xique-xique, comunidade isolada de Remanso (BA), aproximadamente 720 km da capital Salvador, passa a ter uma nova história.

Com a chegada da energia elétrica de fonte renovável, os moradores dessa região, com cerca de 400 habitantes que vivem basicamente da agricultura familiar e da produção caseira de mel, passaram a ter acesso à energia 24 horas por dia.

Isso porque a Neoenergia concluiu a instalação de uma usina solar de 243 kWp e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. No total, foram utilizados 616 painéis fotovoltaicos para a construção da planta.

Segundo a Neonergia, o sistema poderá garantir um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Há também um armazenamento por baterias de íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente.

Foram construídos 26 km de rede primárias de distribuição e mais nove quilômetros de rede secundária que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores.

“Foi a melhor coisa que aconteceu. A falta de energia era uma das nossas maiores dificuldades. Agora, temos geladeira, máquina de lavar e televisão que a gente pode usar a qualquer hora”, afirmou Adriano Pereira dos Santos, morador da comunidade.

Além de 110 residências, o projeto contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. “Mais do que fornecer energia elétrica sustentável, com qualidade e eficiência, estamos promovendo desenvolvimento econômico e social para as famílias”, disse Heron Fontana, diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia.

A operação da usina e a distribuição de energia são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integrados) e pelo CEGRI (Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes) da Neoenergia Coelba, localizados em Salvador (BA).

Para isso, foi instalada uma antena satelital que garante o monitoramento dos equipamentos, medidores e desempenho da distribuição. Todos os medidores de energia são inteligentes, permitindo a leitura remota do consumo de cada cliente, gestão do fornecimento da energia e o monitoramento dos níveis de tensão e corrente.

Investimento em microrrede

O projeto de microrrede de Remanso é pioneiro no Programa Luz para Todos, criado pelo Governo Federal para levar eletrificação a áreas remotas e universalizar o acesso à energia.

A iniciativa recebeu recursos do Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Neoenergia, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e foi reconhecida com dois troféus na Premiação OSE “O Setor Elétrico” de 2022, nas categorias “pesquisa e desenvolvimento” e “melhor trabalho”.

A iniciativa também vai gerar dados para que, em laboratório, seja simulada a aplicação de uma microrrede com super capacitor para armazenamento. “O investimento em microrredes está relacionado à expectativa de que a tecnologia tenha maior adesão no mercado, o que pode gerar redução de custos”, destacou José Antônio Brito, gerente corporativo de P&D da Neoenergia.

“Isso possibilita a expansão de projetos como esse no país e beneficia outras comunidades em áreas remotas que ainda não são atendidas pela rede elétrica de distribuição convencional”, finalizou.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.