10 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

Comunidades Yanomami recebem instalação de sistemas FV em unidades de saúde

Mais de 30 mil indígenas serão beneficiados com a instalação dos kits de energia solar com baterias em Roraima

Autor: 9 de junho de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Comunidades Yanomami recebem instalação de sistemas FV em unidades de saúde

Unidade de saúde Yanomami recebe instalação de sistema de energia solar. Foto: Divulgação

Uma parceria do Governo Federal com a distribuidora Roraima Energia, vai beneficiar 31 mil moradores de quatro comunidades Yanomami com a instalação de sistemas de energia solar com baterias nas unidades de saúde da região.

Em Xitei, foram dois kits fotovoltaicos instalados: um no alojamento da casa de saúde para abastecer lâmpadas e o freezer de refrigeração de alimentos e medicamentos, e outro na enfermaria para garantir o funcionamento das lâmpadas e do concentrador de ar. 

Em Olomai e Waputha, a fonte solar também ajudará a manter as lâmpadas de led da unidade básica de saúde indígena e um freezer.

em Auaris, o primeiro dos dois sistemas instalados abastece lâmpadas, tomadas da enfermaria e dois microscópios do laboratório, enquanto o outro kit atende ao polo base, com iluminação da cozinha, sala, banheiros, quartos e tomadas para bebedouro e uso dos profissionais. 

Cada kit instalado tem capacidade de gerar 160 kWh/mês para as comunidades locais.  Até o final do ano, a previsão é que mais 20 kits solares com baterias sejam instalados em novas unidades de saúde do território Yanomami. 

Como era antes da energia solar?

A iniciativa do Governo Federal de instalar sistemas de energia solar com bateria para melhorar o atendimento das unidades de saúde do território Yanomami começou em janeiro deste ano.

Antes disso, as estruturas de atendimento contavam apenas com motores geradores de energia a base de óleo diesel, que demandava alto consumo de combustíveis fósseis por dia e exigia uma logística complexa e perigosa de transportes desses combustíveis, já que os pólos são acessados apenas por meio aéreo. 

Com a instalação dos sistemas, o Governo Federal estima que a logística será mais segura, com uma redução de custos de transportes e um aumento da renovabilidade da energia local. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.