Comunidades Yanomami recebem instalação de sistemas FV em unidades de saúde

Mais de 30 mil indígenas serão beneficiados com a instalação dos kits de energia solar com baterias em Roraima
2 minuto(s) de leitura
Comunidades Yanomami recebem sistemas FV para atendimento à saúde
Unidade de saúde Yanomami recebe instalação de sistema de energia solar. Foto: Divulgação

Uma parceria do Governo Federal com a distribuidora Roraima Energia, vai beneficiar 31 mil moradores de quatro comunidades Yanomami com a instalação de sistemas de energia solar com baterias nas unidades de saúde da região.

Em Xitei, foram dois kits fotovoltaicos instalados: um no alojamento da casa de saúde para abastecer lâmpadas e o freezer de refrigeração de alimentos e medicamentos, e outro na enfermaria para garantir o funcionamento das lâmpadas e do concentrador de ar. 

Em Olomai e Waputha, a fonte solar também ajudará a manter as lâmpadas de led da unidade básica de saúde indígena e um freezer.

em Auaris, o primeiro dos dois sistemas instalados abastece lâmpadas, tomadas da enfermaria e dois microscópios do laboratório, enquanto o outro kit atende ao polo base, com iluminação da cozinha, sala, banheiros, quartos e tomadas para bebedouro e uso dos profissionais. 

Cada kit instalado tem capacidade de gerar 160 kWh/mês para as comunidades locais.  Até o final do ano, a previsão é que mais 20 kits solares com baterias sejam instalados em novas unidades de saúde do território Yanomami. 

Como era antes da energia solar?

A iniciativa do Governo Federal de instalar sistemas de energia solar com bateria para melhorar o atendimento das unidades de saúde do território Yanomami começou em janeiro deste ano.

Antes disso, as estruturas de atendimento contavam apenas com motores geradores de energia a base de óleo diesel, que demandava alto consumo de combustíveis fósseis por dia e exigia uma logística complexa e perigosa de transportes desses combustíveis, já que os pólos são acessados apenas por meio aéreo. 

Com a instalação dos sistemas, o Governo Federal estima que a logística será mais segura, com uma redução de custos de transportes e um aumento da renovabilidade da energia local. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal