A 4ª edição do Canal Conecta – congresso realizado pelo Canal Solar – será realizado nos dias 22 e 23 de outubro em São Paulo (SP). Serão mais de 16 horas de conteúdos aprofundados, palestras com grandes nomes da área, cases reais e tendências em energia solar.
Entre os temas de destaque estão os projetos com baterias. Os participantes irão descobrir como os sistemas de energia solar com armazenamento podem ser a solução ideal para substituir os geradores a diesel.
Além disso, será discutido como o backup, time shifting e peak shaving podem ser aplicados para garantir a energia necessária nos momentos mais críticos.
Outro destaque é sobre os desafios e as oportunidades do financiamento no setor solar. Especialistas discutirão as dificuldades na estruturação dos projetos, como a combinação de diferentes fontes de capital e a negociação de termos de financiamento.
Ademais, serão apresentados cases de sucesso que superaram desafios financeiros, oferecendo insights valiosos para desenvolvedores e investidores, e será mostrado o que as instituições financeiras avaliam ao liberar créditos para projetos – com foco nos critérios específicos, incluindo a avaliação de equipamentos.
Perspectivas para a energia solar flutuante
O evento contará ainda com um painel sobre a exploração das oportunidades de crescimento para a energia solar flutuante no Brasil, considerando a abundância de corpos d’água e a necessidade de diversificação da matriz energética.
Entre os tópicos debatidos estão estudos de viabilidade econômica e técnica, incluindo o custo de instalação, retorno sobre o investimento e potencial de geração de energia, bem como a apresentação de exemplos internacionais e nacionais de projetos solares flutuantes bem-sucedidos, destacando as melhores práticas e as lições aprendidas.
Evolução das práticas e tecnologias de O&M
O Canal Conecta irá explorar o papel da inovação na melhoria da eficiência e na previsão de falhas. Ferramentas tecnológicas que estão revolucionando as práticas de O&M (Operação e Manutenção), como drones, sistemas de monitoramento remoto e inteligência artificial, estão entre os destaques.
Haverá também uma discussão sobre como a evolução tecnológica e as novas metodologias continuarão a moldar o setor, além de exemplos de práticas de manutenção que aumentam a produção de energia e casos práticos demonstrando o impacto econômico positivo de um programa de O&M bem estruturado.
Desafios da geração centralizada
Este painel será um espaço de debate entre os principais players envolvidos na geração centralizada de energia: desenvolvedores, EPCs (Engenharia, Compras e Construção) e empresas que adquirem ativos de geração.
O objetivo é explorar as dinâmicas e desafios enfrentados em cada etapa do ciclo de vida dos projetos de grande escala, desde a concepção e desenvolvimento até a operação e transferência dos ativos.
Tópicos a serem abordados:
- Desafios no desenvolvimento de grandes projetos: o papel dos desenvolvedores na viabilidade técnica e financeira dos projetos;
- Execução de projetos por EPCs: como garantir eficiência na construção e cumprimento de prazos e custos;
- Perspectiva das empresas compradoras de ativos: critérios para a aquisição de projetos e expectativas em relação à performance dos ativos;
- Integração entre as partes: colaboração entre desenvolvedores, EPCs e investidores para otimizar o sucesso dos projetos.
Abertura do Mercado Livre de Energia
A palestra iniciará com uma explicação sobre o funcionamento do Mercado Livre de Energia. Serão discutidos os principais desafios enfrentados pelas empresas ao migrar para o segmento, incluindo questões regulatórias, contratuais e operacionais.
Especialistas compartilharão melhores práticas e recomendações para uma transição bem-sucedida, incluindo a importância de uma análise prévia detalhada, o papel dos consultores especializados e a necessidade de planejamento estratégico.
Modelagem climática para projetos FV
A modelagem climática é crucial para prever o desempenho dos sistemas fotovoltaicos, garantindo que projetos sejam otimizados de acordo com as condições locais. Diante desse cenário, o evento irá contar com uma palestra sobre como tal modelagem pode influenciar decisões de projeto, como a escolha do local, o dimensionamento do sistema e as estratégias de manutenção.
Projeção de tarifas e encargos no setor elétrico
Donato da Silva Filho, fundador da Volt Robotics, explicará os principais componentes das tarifas elétricas, incluindo custos de geração, transmissão e distribuição, bem como encargos regulatórios e impostos aplicáveis.
Ele irá explorar os métodos utilizados para definir tarifas e encargos, como modelos de custo, leilões e regulamentos governamentais. Além disso, realizará simulações para avaliar como diferentes fatores, como mudanças regulatórias ou flutuações de mercado, podem impactar as tarifas futuras.
Demais temas
O evento trará ainda técnicas de vendas, em que serão discutidas estratégias para negociar com diferentes stakeholders e obter acordos favoráveis; norma de SPDA específica para usinas fotovoltaicas; curtailment em renováveis: desafios e soluções para minimizar perdas; projetos com trackers: tendências e cases; projetos sem injeção na rede (Zero-Grid); projetos de geração distribuída em áreas rurais: benefícios e desafios; mobilidade elétrica; entre outros temas.
Palestrantes confirmados
A 4ª edição do Canal Conecta terá nomes como Bruno Kikumoto, diretor-executivo do Canal Solar; Gustavo Cintra, diretor de Energia da BTG Pactual Empresas; Lara Marques, analista comercial e especialista em energia solar do Climatempo; Carlos Andrioli, especialista em soluções de energia e financiamentos para o agronegócio; Paulo Freire, especialista nacionalmente reconhecido em aterramento de usinas solares; Bernardo Marangon, diretor da Prime Energy (empresa do grupo Shell); Einar Tribuci, fundador da Tribuci Advogados; e Elvis Almeida; fundador e sócio da MySol Energia Solar.
Também estarão presentes: Geraldo Silveira, especialista em projetos e comissionamento de usinas fotovoltaicas; Pedro Dante, sócio do escritório de advocacia Lefosse; Rui Esteves, sócio-fundador e diretor de Projetos na TTS Energia; Alejo Lopez, vice-presidente de Vendas para a América Latina da Nextracker; Sergio Santos, engenheiro eletricista da Lambda Consultoria/Embrastec; Jaques Hulshof, sócio-fundador e diretor-executivo na TTS Energia; Roberto Caurim; CEO da Bluesun; Marco Togniazzolo; gerente de Engenharia da Sec Power; entre outros nomes que serão confirmados nos próximos dias.
Serviço
Evento: 4ª edição do Canal Conecta
Data: 22–23 de outubro
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo (SP)
Horário: 8h – 18h
Mais informações e inscrições: cursos.canalsolar.com.br/canal-conecta
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].