7 de maio de 2021

Carrinho

Conheça o time de futebol mais sustentável do mundo

Forest Green Rovers, que atua na 4ª divisão inglesa, foi reconhecido pela Fifa e pela ONU como o clube mais ecológico

Autor: 16 de abril de 2021Mundo
Conheça o time de futebol mais sustentável do mundo

Segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a ONU (Organização das Nações Unidas), o Forest Green Rovers é o clube de futebol mais ecológico do mundo – o único com certificado de neutralidade de emissões de carbono.

O time atua na quarta divisão do campeonato inglês e, atualmente, está na 6ª colocação – nos últimos seis jogos perdeu cinco e empatou um. 

Tal desempenho em campo pode não ser um dos melhores, mas quando o assunto é sustentabilidade o clube vem liderando a competição mundial na corrida em prol das energias renováveis. 

Com sede em Gloucestershire, na Inglaterra, ele inclui diversas medidas ecológicas, implementadas desde 2010. A eletricidade do clube, por exemplo, provém das fontes fotovoltaica (um sistema de energia solar instalado no teto do estádio New Lawn) e eólica.

Leia mais: Atlético Mineiro investe em energia solar e se torna autossustentável

Ademais, possui um cortador de gramas que utiliza tecnologia fotovoltaica, um ponto de recarga para VEs (veículos elétricos), uma van elétrica que leva o material dos jogadores, além de uniformes feitos com carvão de bambu e ainda o gramado é irrigado com água coletada da chuva. 

Time inglês Forest Green Rovers instala pontos de recarga para VEs (veículos elétricos)

Painéis solares fotovoltaicos foram construídos na arquibancada do estádio New Lawn

Futuro

Para o futuro, o Forest Green Rovers anunciou que pretende construir nos próximos dois anos uma nova arena, com capacidade para cinco mil torcedores, denominada Eco Park, em Stroud. 

Leia mais: Time de futsal aposta em solar e instala painéis em ginásio

O estádio será feito principalmente de madeira e contará com um sistema de energia solar. O clube informou que fará projetos de reflorestamento.

Eco Park será feito principalmente de madeira. Segundo o clube, as obras devem começar em dois anos

Saiba quais estádios usam energia solar

Grandes palcos do futebol já estão utilizando da energia fotovoltaica, o que está ajudando a reduzir os custos com eletricidade e ainda agregando sustentabilidade aos projetos. Clique aqui e confira um levantamento feito pelo Canal Solar que mostra cinco estádios que instalaram usinas solares.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar