Conta de luz para consumidores da Equatorial Alagoas ficará 14,57% mais cara

As novas tarifas entram em vigor a partir do próximo domingo (28).
2 minuto(s) de leitura
As novas tarifas entram em vigor a partir do próximo domingo (28).
Atendimento Equatorial Energia. Foto: Divulgação

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), aprovou na terça-feira (23), o Reajuste Tarifário Anual de 2023 da Companhia Equatorial Alagoas. As novas tarifas entrarão em vigor a partir do próximo domingo (28)

Segundo os dados apontados pela Equatorial Alagoas, os consumidores residenciais terão 14,57% em sua conta de luz; já os clientes de baixa tensão um percentual de 15,05%; e os consumidores de alta tensão com o maior aumento de 24,19%.

Segundo a ANEEL, “Os valores foram impactados, especialmente, pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia..”

O consumo de energia elétrica da empresa representa atualmente um faturamento anual na ordem de R$ 2,43 bilhões.

Veja abaixo os índices propostos pela ANEEL.

Revisão tarifária x reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) é o processo mais complexo e ocorre de quatro em quatro anos e tem o propósito de avaliar e manter o equilíbrio econômico da concessionária. Nele, são definidos: custo eficiente da distribuição; metas de qualidade e de perdas de energia; e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. 

Já o Reajuste Tarifário Anual (RTA) atualiza as tarifas de energia elétrica e a Parcela B pelo crescimento excessivo estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). As duas revisões são os dois processos tarifários mais usados nos contratos de concessão.

 

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal