27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

DAH Solar homologa grampos da ARaymond para painéis full-screen

Clipes, que otimizam o tempo de instalação do sistema, são mais uma opção disponível no mercado para os módulos da fabricante

Autor: 15 de fevereiro de 2024Parcerias
5 minutos de leitura
DAH Solar homologa grampos da ARaymond para painéis full-screen

Grampo PowAR™ Slot. Imagem: ARaymond/Divulgação

A DAH Solar homologou a ARaymond para fornecer os grampos PowAR Snap® S+, PowAR™Slot e PowAR Wing Cinch™ aos módulos fotovoltaicos full-screen da fabricante.

Com o acordo, que foca na inovação e desenvolvimento tecnológico do mercado de energia solar, os painéis da DAH ganham mais uma opção de fixação. “É uma parceria entre marcas reconhecidas no setor”.

“A DAH Solar é uma empresa que investe em tecnologia, tendo o full-screen como um de seus produtos patenteados, e nós somos uma companhia tradicional no setor automotivo, expandindo para outros segmentos como o de energia renovável. Temos 157 anos de história e estamos focados realmente em soluções de montagem, agilidade e simplicidade na aplicação”, destacou Alexander Pircher, CEO da ARaymond.

“Encontramos na ARaymond uma sinergia muito grande devido a vocação para a inovação presente em ambas empresas. Nossa parceria ressalta o quanto a DAH e ARaymond estão focadas em desenvolver soluções que resolvam problemas reais e cotidianos de nossos clientes”, disse Felipe Santos, diretor de Vendas LATAM da DAH Solar.

Vantagens das tecnologias

Os painéis full-screen da DAH Solar possuem capacidade de autolimpeza, que é possível pois não contam com moldura visível na parte da frente, o que evita o acúmulo de sujeira nas bordas e reduz o risco de hot spot.

Em 2022, a TÜV Nord publicou um relatório de testes de campo comparativo entre módulos de 460 W da DAH – um painel monofacial com tecnologia full-screen e o outro half-cell com tecnologia mono-PERC, ambos com as mesmas dimensões de 1910 x 1134 x 32 mm.

Os resultados apontaram que a geração de energia do full-screen em relação à do modelo half-cell mono-PERC convencional foi 11,5% maior. Essa vantagem de ganho de geração tem como característica a menor quantidade de sujeira que os modelos full-screen apresentam em relação aos outros, por conta principalmente da estrutura do painel sem moldura frontal, o que favorece a lavagem natural das placas pela água da chuva.

Já os clipes da ARaymond, que são compatíveis com tais modelos da DAH, fixam módulos em estruturas fixas, de trackers e telhados, por exemplo. Os mesmos possuem como vantagem a fixação e aterramento em uma única operação, bem como otimizam a instalação da placa para menos de 30 segundos – sem ferramentas elétricas – e ser livre de manutenção por torque.

Além da classificação de corrosão dos grampos ARaymond ser C4, a estrutura do módulo da DAH possui um tratamento especial chamado anodização, garantindo maior durabilidade e vida útil da estrutura metálica.

Origem da parceria

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, Pircher explicou que a parceria com a DAH Solar originou-se por meio de outro acordo, este com a Port Trade. “Eles nos assessoram na parte comercial”.

“Essa colaboração faz parte do nosso DNA, de sempre ter empresas boas para conseguirmos trazer mais maturidade para o mercado, e eles trouxeram esse case da DAH Solar. Analisamos e vimos que nossos produtos complementariam muito a oferta deles. Inclusive, já temos projetos em andamento, como um de estrutura fixa que deve ser finalizado no meio de fevereiro”, disse o executivo.

 Alexander Pircher, CEO da ARaymond. Imagem: Canal Solar

Alexander Pircher, CEO da ARaymond. Imagem: Canal Solar

Demais vantagens dos grampos

O CEO da ARaymond ainda destacou que os grampos que disponibilizam ao mercado fotovoltaico possui um sistema antifurto, pois o mesmo dificulta a remoção dos módulos.

“Quando se usa porca parafuso, clamps, simplesmente com as ferramentas compradas em qualquer loja você consegue desmontar o painel. No nosso caso é preciso usar ferramentas especiais para conseguir fazer essa remoção, o que dificulta, consequentemente, qualquer roubo de módulos”, frisou.

Segundo ele, a companhia também está preparando testes na Unicamp, com fabricantes de estrutura fixa e de soluções para telhado, para mostrar os benefícios que os produtos oferecem.

“Nós seguimos as normas que os fabricantes de módulos têm para fazer teste estático e dinâmico, que nem sempre é feito. Vemos, atualmente, várias instalações com muitos problemas. Não podemos esquecer que uma instalação é para 25, 30 anos, assim precisamos garantir essa durabilidade”, apontou.

“Uma vantagem do nosso sistema é que não usamos porca parafuso, no qual você tem que, conforme o manual do fabricante, a cada seis meses ou um ano fazer a checagem do torque ou retorcar. Portanto, temos essa durabilidade por mais de 20 anos sem fazer qualquer manutenção da parte de fixação do painel”, complementou Alexander Pircher.

Velocidade de montagem

Outro ponto enfatizado pelo executivo é a velocidade de montagem que o PowAR Snap® S+, PowAR™Slot e PowAR Wing Cinch™oferecem. “Normalmente, os sistemas tradicionais demoram mais ou menos três minutos para montar um painel, e no nosso caso isso é feito de 10 a 30 segundos. Então, o ganho de eficiência é muito grande”.

“Nós tivemos, recentemente, projeto de 5 MW no qual o cliente, depois de realizar um treinamento de um dia, conseguiu montar o módulo em 30 segundos”, exemplificou.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.