Dezembro terá chuvas fortes e dias de calor acima da média 

Previsão é da consultoria Tempo OK Meteorologia, que alerta para pancadas frequentes e volumosas
Dezembro terá chuvas fortes e dias de calor acima da média
Foto: Freepik

As chuvas que retornaram ao interior do Brasil em outubro e novembro devem continuar em dezembro, com acumulados acima da média esperados para o Sudeste, parte do Centro-Oeste e algumas áreas do Sul. 

A previsão é da consultoria Tempo OK Meteorologia, que alerta para pancadas frequentes e volumosas, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Mato Grosso do Sul, principalmente na primeira quinzena do mês.

De acordo com Maria Clara Sassaki, porta-voz da consultoria, o cenário será diferente no norte do país, onde as chuvas devem ser mais irregulares e as temperaturas, mais elevadas, nos primeiros 20 dias de dezembro. 

A partir do dia 20, no entanto, os corredores de umidade terão mais facilidade para se formar no centro-norte, favorecendo chuvas com maiores acumulados no restante do Sudeste e do Centro-Oeste.

“Vale destacar que, mesmo com o aumento das chuvas nos últimos 10 dias de dezembro, os acumulados nessas áreas não devem superar a média para o mês. Isso ocorre devido ao predomínio de tempo mais firme e chuvas irregulares nos primeiros 20 dias”, explica Sassaki.

Segundo a consultoria, o destaque em relação às temperaturas em dezembro será o período entre os dias 8 e 20, quando uma massa de ar seco predominará sobre o Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste. 

Durante esse intervalo, o tempo mais seco contribuirá para temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, especialmente no interior do país. 

Em relação à geração de energia solar, a Tempo OK analisou que as chuvas frequentes previstas para o Centro-Sul do país, principalmente na primeira quinzena do mês, deverão impactar no desempenho da geração solar, sobretudo no estado de São Paulo. 

Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, triângulo, sul e zona da mata mineira, sul de Goiás e de Mato Grosso. Por outro lado, o norte de Minas Gerais e grande parte do Nordeste apresentam um favorecimento para a geração solar neste período.

Já a segunda quinzena do mês apresenta um ambiente muito favorável para a organização de canais de umidade entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. “Neste contexto, é muito provável que o ambiente para nebulosidade e chuvas frequentes e mais persistentes impactem negativamente na geração solar dessas regiões”, disse a Tempo OK.

Ainda de acordo com a Tempo OK, após o dia 20 a massa de ar seco perderá força, permitindo o avanço das instabilidades, o que resultará no aumento da nebulosidade, das chuvas e na queda das temperaturas nos últimos dias do mês.

A consultoria explica que quanto à temperatura mínima, o excesso de nebulosidade no centro-sul do Brasil na primeira metade do mês fará com que as mínimas fiquem mais altas que o habitual para a época, especialmente em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. 

“É possível observar também anomalias de temperaturas bem positivas em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo, muito provavelmente referente aos dias muito quentes que devem acontecer entre a segunda e a terceira semana do mês”, comenta a especialista. 

Para o período entre o Natal e o Ano Novo, as previsões ainda são imprecisas, mas a tendência aponta para uma grande possibilidade de chuvas no centro-norte do Brasil. “Embora essa previsão exija monitoramento, é importante que quem planeja passar as festas de fim de ano nas praias do Sudeste esteja atento”, alerta Sassaki.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Mais Noticias

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3