23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Dia 1: armazenamento, inversores e módulos de alta potência

Canal Solar é a imprensa oficial do evento pelo segundo ano consecutivo e traz todos os detalhes do evento

Autor: 23 de agosto de 2022setembro 5th, 2022Intersolar 2022
8 minutos de leitura
Dia 1: armazenamento, inversores e módulos de alta potência

Intersolar deverá receber mais de 30 mil visitantes nesta edição. Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo (SP) recebe a partir das 12h desta terça-feira (23) mais uma edição da Intersolar South America – a maior feira da América do Sul para o setor de energia solar, no Expo Center Norte, na Vila Guilherme. Ao todo, são esperados 380 expositores e mais de 30 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe do Canal Solar está presente no local como imprensa oficial da feira e vai trazer para você as principais tecnologias apresentadas e todo que de melhor acontecer nos principais congressos e palestras. 

Confira abaixo os destaques do primeiro dia de exposições (a matéria estará sendo atualizada ao longo do dia) e não deixe também de ficar ligado nas nossas redes sociais e YouTube para não perder nenhuma informação de tudo que está sendo apresentado no principal evento do ano do setor fotovoltaico.

Armazenamento

A Unicoba, fabricante de baterias e de soluções para armazenamento de energia, vai aproveitar a feira para expor as novidades da empresa para o mercado brasileiro. A grande atração da companhia será a linha de soluções customizadas voltadas para a energia 4D (descentralizada, descarbonizada, diversificada e digital), responsável por apoiar a transição energética em aplicações on-grid e off-grid.  

“Acreditamos que mais importante do que a apresentação de produtos é mostrar como a cadeia de armazenamento pode potencializar a distribuição de energia e a integração de energias renováveis e intermitentes na nossa matriz elétrica”, destaca Marcelo Rodrigues, vice-presidente de negócios e inovação da companhia. 

A Moura, por sua vez, apresenta suas linhas de baterias solares para sistemas de armazenamento de pequeno e médio porte, além do Moura Bess para sistemas de grande porte. De acordo com a empresa, ambas as soluções contam tanto com tecnologia chumbo-carbono quanto lítio.

Também está sendo apresentado no estande da empresa a linha Moura Solar, composta pela série MS, que pode ser utilizada para sistemas off-grid de energia solar de pequeno e médio porte, enquanto a série MFV é voltada para os de médio e grande porte. Ambas contam com tecnologia chumbo-carbono. Também estarão presentes as baterias da série MSL, com tecnologia de Lítio e que fazem parte da linha Moura Solar.

Baterias da série MSL. Foto: Moura

Outro produto com aplicabilidade no segmento de energia solar é a Moura VRLA com a série MVA. A bateria pode ser aplicada nos trackers de placas solares para otimizar seu funcionamento e trazer maior eficiência para o negócio de geração de energia solar.

Quem também trouxe novidades para a feira foi a TS Shara, com o lançamento da linha de nobreaks TS Solar Off Grid – que apresenta controlador de carga externo. Disponível nas potencias 1.200, 1.600 e 2.000 VA, os modelos utilizam controlador de carga do tipo MPPT (de 20A ou 40A) ou PWM (de 20A ou 30A) para armazenar energia nas baterias por meio dos painéis fotovoltaicos, quando a rede elétrica estiver indisponível.

Módulos de alta potência

A fabricante Osda Solar apresentou aos milhares de visitante seus módulos de 580 W e 670 W com tecnologia TOPCon, que segundo Marcel Coelho, gerente de Produtos da companhia, “traz um ótimo rendimento na geração de energia e é um bom produto que possui um custo benefício melhorado”.

A empresa também exibiu seus inversores que, de acordo com o executivo, devem vir para o mercado brasileiro a partir do ano que vem. Ele ainda ressaltou a abertura de um escritório no Brasil visando a aproximação da fabricante com os seus clientes.

A Ourolux lança os painéis solares Canadian 540 W bifacial, produto voltado para aplicações industriais e residenciais, de pequeno a grande porte e que conta com alta eficiência de conversão: de 21.0% até 25.2%, e o 669 W bifacial. Além disso, o estande  da companhia também contará com uma linha completa de geradores e seus componentes.

Estande da Ourolux

A Intelbras trás os módulos fotovoltaicos EMST 545M SG e EMST 445M SG, com células monocristalinas e potências de 545W e 445 W. Um dos diferenciais da tecnologia all black é sua tecnologia shingled que resulta em uma alta eficiência e aproveitamento do espaço das células.

A empresa também apresenta dois módulos bifaciais: o all black EMST 545BM SG e o EMSH 540BM HC. Ambos contam com tecnologia de células monocristalinas bifaciais, para aumentar o desempenho da geração de energia solar e garantir sua alta performance.

Módulos FV da Intelbras

Completando o portfólio de módulos fotovoltaicos, a Intelbras apresentará dois módulos bifaciais, o all black EMST 545BM SG e o EMSH 540BM HC. Ambos contam com tecnologia de células monocristalinas bifaciais, para aumentar o desempenho da geração de energia solar e garantir sua alta performance.

A fabricante alemã AE Solar exibe suas três novas linhas de módulos: a Aurora, com faixa de potência de até 670 W e eficiência de 21,6%; o Comet, que conta com células fotovoltaicas de tecnologia de heterojunção e tem eficiência de até 22,2%; e os módulos Neptune, de tecnologia híbrida, que produzem energia elétrica e térmica a partir da radiação solar.

Estande da AE Solar

Inversores

A Nexen Energias Renováveis, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, traz neste ano como novidade para o mercado: inversores com a marca própria, que, segundo a empresa, são mais leves e compactos, tendo entre seus principais diferenciais a baixa tensão de partida, monitoramento remoto, garantia de 10 anos e o fato de dispensarem o uso de string box. Os inversores estarão disponíveis nas potências: 3 kW, 5 kW, 6,5 kW e 8 kW.

Inversores da Nexen

A PHB Solar também marcou presença na Intersolar. Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, Ildo Bet, fundador da empresa, destacou que a companhia vem à feira mostrar o lançamento da solução completa para usina fotovoltaica. “As novidades da PHB são as soluções para usinas solares fotovoltaicas com o sistema de fixação e monoposte, o inversor trifásico 250 kW e microinversores. Agora, temos microinversores até usinas maiores”.

Ildo Bet

Ele ainda ressaltou o serviço técnico oferecido pela empresa. “O segredo da PHB são 38 anos como fabricante de fonte de alimentação, de inversores e como distribuidores de kits fotovoltaicos. Temos competência técnica com engenheiros com mais de 30 anos de casa para realizar a manutenção de inversores a nível de componentes. Não discutimos de quem é o problema, nós enviamos o inversor quando preciso e ele atende seu consumidor final, que não perde receita com a geração de energia,” enfatizou.

Além dos módulos fotovoltaicos, a Intelbras também lança o inversor EGT 75000 MAX 220V e o microinversor EGT 2000 MICRO. O primeiro é para projetos em grandes negócios, como aeroportos e indústrias, enquanto o segundo é indicado para iniciar ou expandir sistemas menores de energia solar.

Inversores da Intelbras

A Elsys também marca presença na Intersolar com a apresentação de um novo modelo de inversores trifásico 220V e híbrido. O primeiro é recomendado para empresas com alto consumo de energia, tal como indústrias e comércios. Já o modelo híbrido, oferece solução de sistema de armazenamento conectado à rede de baixa potência, ideal para locais com quedas frequentes de energia.

Assista a entrevista do Ricardo Nakamura, gerente de Produtos e Engenharia de Aplicação em energia solar da Elsys

Cobertura Canal Solar

Confira outras soluções apresentadas no primeiro dia da Intersolar South America 2022, acessando as redes sociais do Canal Solar. No Instagram (clique aqui), você tem, por exemplo, acesso a transmissão de abertura do evento, com jornalista Ericka Araújo percorrendo corredores e mostrando alguns dos principais estandes do evento.

Nesta quarta-feira (24), o Canal Solar mostra em seu site mais destaques sobre armazenamento, inversores e módulos, além de acrescentar informações sobre trackers e estruturas para equipamentos.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.