4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Dia 2: estruturas, trackers e limpeza de módulos fotovoltaicos

Canal Solar é a imprensa oficial do evento pelo segundo ano consecutivo e traz todos os detalhes do evento

Autor: 24 de agosto de 2022Intersolar 2022
4 minutos de leitura
Dia 2: estruturas, trackers e limpeza de módulos fotovoltaicos

Movimentação de pessoas na entrada da Intersolar 2022

Após um primeiro repleto de novidades e com grande presença público, a Intersolar South America 2022 chega nesta quarta-feira (24) para o seu segundo dia de exposições. A equipe do Canal Solar já está presente no local para levar até você as principais tecnologias apresentadas.

Na terça-feira (23), divulgamos algumas das novidades relacionadas aos temas de armazenamento de baterias, inversores e módulos de alta potência. Hoje, o foco será em soluções de estruturas, trackers e limpeza de painéis fotovoltaicos.

Confira abaixo os destaques do segundo dia da Intersolar South America 2022 e não deixe também de ficar ligado nas nossas redes sociais e YouTube para não perder nada.

Estruturas e trackers

Conhecida nacionalmente por oferecer estruturas para equipamentos fotovoltaicos, a SSM trouxe desta vez para a feira da Intersolar uma novidade: o Tracker SSM 4.7. “Nós trouxemos várias configurações para atender tanto GD quanto GC. Toda tecnologia é 100% nacional, desde o software, equipamentos, motores e estruturas. É tudo feito pela SSM”, disse Carlos Bebiano, CEO da SSM.

Tracker da SSM

Neste ano, a NTCSOMAR trouxe uma nova linha de estruturas para telhados, chamada de Ultrafix – um sistema de fixação do perfil no suporte, que usa o engate rápido para agilizar a instalação. Além dele, a empresa também apresentou soluções para sistemas de solo, que visam otimizar a instalação, garantir melhor regulagem da inclinação, além de já contarem com furação para aterramento.

NTCSOMAR e sua estrutura para sistemas de solo

A Brametal, além de apresentar soluções em estruturas metálicas para geração solar fotovoltaica e a aplicação em seus projetos, trouxe em seu estande o Bra Tracker Bifileira, que comporta até 140 painéis em retrato vertical e conta com acionamento do Motor DC, autoalimentável e sistema de comunicação wireless. O produto dispensa a utilização de soldas, ferramentas pesadas ou especiais para ser instalado em campo.

Tecnologia da Brametal

A Trina Solar apresenta seu novo modelo de TrinaTracker, o Vanguard 1P, que adota o design de linha única 1P e inclui vantagens tecnológicas que garantem maior confiabilidade, geração de energia mais significativa, custo otimizado de equilíbrio do sistema (BOS) e adaptabilidade aprimorada.

O equipamento possui os algoritmos SuperTrack que proporcionam um ganho extra de rendimento de até 8%. O algoritmo de rastreamento inteligente é usado para otimizar a produção de energia em condições climáticas de alta irradiância difusa, enquanto o algoritmo de retrocesso inteligente otimiza o rendimento de energia quando o sombreamento é causado pela instalação de matrizes em terrenos irregulares.

Tracker da Trina Solar

A STI Norland também marcou presença na Intersolar South America 2022. A empresa levou até o seu entende o Tracker H250 – principal tecnologia comercializada pela companhia no Brasil. “O que temos de novidade são as otimizações de engenharia e as consultas técnicas de engenharia”, disse Paulo Gonçalves, engenheiro de estruturas a STI Norland.

No começo do ano, empresa firmou uma parceira com a Array Technologies e, por esse motivo, promete trazer para o ano que vem uma série de novidades em termos de produtos. “Como elas estão em desenvolvimento, ainda preferimos não entrar em detalhes, mas serão novidades que vão destoar um pouquinho do mercado”, disse Gonçalves.

Tracker H250

Limpeza de módulos

A 2P, além de trazer sua linha completa de estruturas para os mais diversos tipos de telhados, trouxe como uma de suas novidades para a Intersolar um limpador manual de módulos fotovoltaicos. A tecnologia precisa apenas ser ligada em uma fonte 220w e conectada a uma fonte de água – que pode ser uma caixa d’água ou uma torneira – para poder funcionar. Veja o vídeo abaixo. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.