GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado & Investimentos

Distribuidora nega compensação e Justiça garante créditos a consumidor com energia solar no RN

Justiça obriga que Neoenergia Cosern suspenda cobranças indevidas e não interrompa fornecimento de energia do consumidor

Canal Solar - Distribuidora nega compensação e Justiça garante créditos a consumidor com energia solar no RN

Foto: Freepik

Um morador de Mossoró (RN) conseguiu na Justiça o direito de não pagar contas de energia sem a compensação dos créditos gerados por seu sistema de energia solar. 

A decisão, da 5ª Vara Cível do município, determinou que a Neoenergia Cosern suspenda essas cobranças e não interrompa o fornecimento de energia das unidades consumidoras envolvidas no caso.

Segundo o processo, o consumidor possui um sistema de microgeração solar na modalidade de autoconsumo remoto, devidamente homologado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pela própria distribuidora. 

Mesmo assim, ele relatou que deixou de ter os créditos aplicados nas faturas entre novembro e dezembro de 2025 e janeiro e fevereiro de 2026, referentes a quatro unidades sob sua titularidade, passando a ser cobrado pelo valor integral da energia.

O morador também afirmou que, ao tentar resolver a situação, teve os débitos parcelados sem autorização, com os valores incluídos nas contas seguintes.

Além disso, recebeu aviso de possível corte de energia, o que agravaria sua situação, já que é idoso e estava em recuperação de uma cirurgia.

Diante disso, ele recorreu à Justiça pedindo a suspensão das cobranças sem compensação, o cancelamento dos parcelamentos feitos sem consentimento e a garantia de continuidade do fornecimento.

Ao analisar o caso, a Justiça entendeu que há indícios de direito por parte do consumidor, com base nos dados de geração apresentados, que indicam energia excedente injetada na rede e créditos não compensados nas faturas.

A decisão também destacou que o modelo de autoconsumo remoto está previsto na regulação do setor e que o sistema vinha operando normalmente há mais de dois anos, o que reforça a possibilidade de falha na gestão dos créditos.

Além disso, foi considerado o risco de dano ao consumidor. Segundo a decisão, a energia elétrica é um serviço essencial e sua continuidade deve ser garantida. 

O documento ressalta ainda que a possibilidade de corte, em meio à contestação das cobranças, representa risco concreto de prejuízo, especialmente diante da condição do usuário, idoso e em recuperação de cirurgia, para quem a interrupção do serviço poderia comprometer a saúde e a dignidade.

Disputas internas

A vitória judicial deste consumidor de energia ocorre em meio a um cenário de intensas disputas envolvendo a GD (geração distribuída) no Rio Grande do Norte.

Embora não haja um “cancelamento” formal da tecnologia, o estado enfrenta uma pressão estrutural marcada por tentativas de reduzir incentivos, elevar custos e dificultar novas conexões à rede.

No fim de 2025, a tensão ganhou força após consumidores relatarem aumentos expressivos nas faturas, decorrentes de uma nova interpretação da Cosern sobre a cobrança de ICMS na energia compensada.

Após denúncias ao Procon e forte reação popular, a cobrança foi suspensa em novembro daquele ano. Já em março de 2026, a Justiça potiguar voltou a se posicionar a favor dos consumidores, reforçando que a energia compensada não deve ser tributada.

Apesar dos avanços no campo jurídico, o setor ainda enfrenta entraves técnicos, como limitações na conexão à rede e episódios de restrição de geração. Nesse contexto, a atuação de entidades como a APER tem sido decisiva na defesa da geração distribuída no estado.

Energia solar cresce no estado, apesar dos desafios

Mesmo diante desse cenário adverso, a energia solar segue em expansão no Rio Grande do Norte. Nos últimos dois anos, o número de sistemas instalados cresceu 91% no estado, passando de 17 mil projetos em 2023 para mais de 33 mil em 2025.

Além disso, o volume de financiamentos realizados avançou 156% no período, segundo levantamento da Solfácil com base em dados da ANEEL.

Os números indicam que, apesar das incertezas regulatórias e operacionais, a demanda pela tecnologia continua elevada, impulsionada principalmente pela busca por economia na conta de luz e maior autonomia energética.

Rio Grande do Norte garante isenção de ICMS sobre geração distribuída

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Caique Amorim
Sobre o autor
Caique Amorim

Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.