No primeiro trimestre deste ano, foram abertos mais de 62 GW em processo de compra de inversores fotovoltaicos na China, um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2023, segundo estudo da Solarbe Global.
Atualmente, a China é o maior mercado de energia solar do mundo, com mais de 609 GW em operação, um volume quase seis vezes maior do que o segundo colocado: os Estados Unidos (137 GW), segundo dados da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável, na sigla em inglês).
Os inversores string são a tecnologia que vem dominando o mercado neste começo de ano, respondendo por 80% do total de solicitações, com os inversores com mais de 300 kW representando 84% desta categoria.
As cinco empresas que mais obtiveram êxito nas concorrências abertas neste começo de ano foram: Sungrow, Huawei, Sineng Electric, Zhuzhou Converter e TBEA, que juntas representaram quase 85% do volume total de pedidos.
A Sungrow é a fabricante com melhor desempenho neste começo de ano, garantindo o fechamento de 5 GW em propostas, seguida pela Huawei, com 4,85 GW. Por sua vez, Sineng Electric, Zhuzhou Converter e TBEA também tiveram resultados significativos no fechamento de contratos.
Além delas, o estudo também chama atenção para algumas empresas que assinaram contratos superiores a 200 MW cada no primeiro trimestre de 2024, como KE Electric, Solis, Sofar e HRV Electric, conforme ilustra a imagem abaixo.
Fabricantes de inversores com os maiores volumes (MW) de pedidos no 1º trimestre na China:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].
Uma resposta
Faltou mencionar o único fabricante Brasileiro, a PHB, de São Paulo.