14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Empresas de mineração vão construir parque solar em MG

SAM Metais e CGN Brasil investirão R$ 3 bilhões; mais de 2,5 mil postos de trabalho serão criados

Autor: 30 de setembro de 2022Investimentos e Negócios
3 minutos de leitura
Empresas de mineração vão construir parque solar em MG

Protocolo foi assinado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

A Sul Americana de Metais e a CGN Brasil vão construir um parque solar com capacidade instalada de aproximadamente 800 MW na região norte de Minas Gerais. O protocolo foi assinado na última terça-feira (27) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

O acordo prevê também a formação de uma joint-venture entre a Sul Americana de Metais e a CGN Brasil, estabelece o investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões e a criação de cerca de  2,5 mil empregos no pico da obra.

O empreendimento será voltado, inicialmente, para atendimento da demanda do Projeto Bloco 8 da SAM, de extração e beneficiamento de minério de ferro, que será de 1,5 milhões de MWh/ano.

“Ficamos muito contentes com a assinatura do documento com o Governo de Minas e a CGN Brasil. Nossos investimentos em energias renováveis reforçam o compromisso da SAM com a sustentabilidade. Além disso, fazem parte de um plano mais amplo para contribuir com a atração de investimentos e a diversificação de negócios na região Norte de Minas. O projeto Bloco 8 vem se firmando como uma plataforma de desenvolvimento regional”, afirmou Jin Yongshi, CEO da SAM.

“A CGN é a sexta maior produtora de energia renovável do Brasil. Além disso, projetos renováveis de grande porte são parte fundamental do negócio da CGN Brasil e estão em linha com o plano estratégico de crescimento da empresa. Uma vez iniciado o projeto, será construída uma ou mais plantas de energia renovável (eólica, solar ou biomassa), para atender a demanda do Projeto Bloco 8. Além disso, assinamos um protocolo para que as plantas sejam localizadas no Norte de Minas Gerais, para atender a região como um todo”, destacou Silvia Helena Carvalho Vieira da Rocha, Chief Compliance Officer da CGN Brasil.

Segundo Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a assinatura do documento tem o objetivo de apoiar o aproveitamento do grande potencial do Norte do estado para a geração de energia solar fotovoltaica.

“Ações como esta reafirmam o nosso compromisso em gerar oportunidades para o Norte de Minas. Hoje selamos uma importante união de esforços entre governo, SAM e CGN, que logra não somente um valioso investimento para a região, mas também uma perspectiva de melhoria da economia local, com geração de emprego e renda para a população. Além disso, é uma enorme conquista atrair empresas com responsabilidade social e ambiental, que compactuam com as diretrizes assumidas pelo Governo de Minas na Campanha Global Race to Zero, focada em descarbonização”, ressaltou.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.