27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Energia solar: vantagens e desvantagens

Descubra quais são os benefícios e obstáculos da geração solar fotovoltaica

Autor: 29 de dezembro de 2021janeiro 3rd, 2022Guia do Consumidor
Energia solar: vantagens e desvantagens

Apesar de alguns obstáculos, os benefícios da energia solar são muito maiores e mais numerosos. Foto: Elements

A energia solar fotovoltaica é uma matriz energética cada vez mais atrativa, popularizando-se no Brasil e ao redor do mundo.

Lembrando que, no seu funcionamento, a energia solar fotovoltaica é coletada e processada por módulos fotovoltaicos, e os inversores vão transformar a corrente contínua gerada (CC) em corrente alternada (CA) para ser usada em diversas finalidades.

Essa geração de energia pelo sistema fotovoltaico pode ser armazenada por meio de baterias (off grid) ou injetada na rede (on grid), além do sistema híbrido que visa unificar os dois tipos de sistemas.

Mas quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Vantagens

Energia limpa
As usinas solares partem de uma fonte energética não poluente, que é a luz do sol. Portanto, ao utilizar um gerador de energia fotovoltaica, você está contribuindo para a preservação do meio ambiente. Muitas fontes energéticas utilizadas no mundo contribuem para o aumento das emissões mundiais de gases que intensificam o efeito estufa, um dos principais responsáveis pelas graves consequências do aquecimento global.

Energia renovável

Como a fonte de energia é a luz do sol, um recurso disponível na natureza e cuja origem é praticamente ilimitada, ela é considerada renovável. Isso significa que para utilizá-la, não é preciso explorar os recursos finitos do planeta Terra, diferentemente de outras fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão mineral, gás natural e outros combustíveis fósseis.

Desconto na conta de luz
Um dos principais atrativos da energia solar fotovoltaica é a economia resultante na conta de luz. Uma vez que os sistemas fotovoltaicos geram energia própria na unidade consumidora, o usuário depende muito menos da energia elétrica vinda da rede pública. Caso a produção energética dos painéis solares seja maior do que o consumo, então o excedente é injetado na rede gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente, abatendo o valor na conta de luz.

Fácil manutenção e durabilidade
Os equipamentos usados em um sistema fotovoltaico, como os painéis solares, inversores e baterias, têm fácil instalação e manutenção. Além disso os sistemas on grid, apresentam uma longa durabilidade, tornando o sistema um bom custo-benefício para quem o adquire. A sua vida útil costuma ficar em torno de, pelo menos, 25 anos.

Preços estão mais acessíveis
Os custos das placas e dos equipamentos fotovoltaicos têm caído muito nos últimos anos e a instalação da energia solar atualmente já é viável para os consumidores.

Expandindo no mundo (e no Brasil!)
Diante dos benefícios da geração de energia fotovoltaica e, especialmente, graças à necessidade do mundo passar por uma transição energética adotando matrizes limpas e renováveis, a energia solar só cresce. Muitos países, como a China – uma das nações mais poluentes do mundo -, têm apostado fortemente na energia solar como alternativa às outras fontes que utilizam. O Brasil não é diferente. Devido a vasta disponibilidade de luz solar no território brasileiro o ano todo, a energia solar fotovoltaica pode se tornar uma das principais fontes de energia elétrica do país.

Desvantagens

Investimento inicial
Existe um custo inicial para a instalação de um sistema solar fotovoltaico (veja aqui como calcular o valor), que inclui o gasto com os equipamentos, o projeto e a mão de obra dos técnicos. Mas, depois de instalado, o sistema gera um enorme desconto na conta de energia, portanto o investimento realizado volta para o bolso do consumidor. A média de retorno do valor inicial investido é de quatro anos, mas o tempo pode ser menor. Além disso, vários bancos hoje já oferecem financiamento destinado à instalação de energia solar fotovoltaica, apresentando-se como opção para quem não possui capital inicial.

Não gera energia a todo momento
Como depende da luz do sol, a energia solar fotovoltaica não é gerada durante a noite. Entretanto a unidade consumidora tem a opção de continuar conectada à rede elétrica pública, que alimenta-a com energia durante estes momentos. Se, durante o dia, a geração da fonte solar for maior que o consumo, o excedente de energia é injetado na rede elétrica. A energia injetada é registrada por um medidor bidirecional e o proprietário recebe créditos de energia. Ainda existe a opção do sistema off grid, ou seja, com baterias, que são responsáveis pelo armazenamento da energia excedente e que pode ser utilizado onde não existe a conexão com a rede elétrica.

Conclusão

Apesar de apresentar algumas poucas desvantagens, que podem ser contornadas, a utilização da energia solar fotovoltaica apresenta muito mais vantagens. Estes benefícios são bastante impactantes, tanto em escala individual, para o usuário, quanto em escala global, na diminuição de impactos ambientais.

Aline Guevara

Aline Guevara

Atuou como repórter para a VEJA Campinas, a editora Top.co e a revista Viva Saúde. Possui experiência como apresentadora, produção de vídeo, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o mercado fotovoltaico desde 2021. Jornalista graduada pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.

Guia do Consumidor

Como funciona uma consultoria de energia solar?

O que é uma consultoria?De forma geral, um consultor é aquele que, de forma imparcial, presta uma assistência técnica e objetiva em relação às estratégias, estruturas, gestão e operação de uma determinada organização na busca de seus resultados. A consultoria pode ser aplicada em qualquer setor, indo desde assessorias e implementações.Para que o serviço de consultoria seja bem executado, o consultor deve ter a característica de “vantagem do conhecimento” bem definida, que é ter a especialização que a contratante necessita.O que é uma consultoria no setor solar?A consultoria no âmbito solar pode ser aplicada em vários aspectos, como por exemplo…
24 de janeiro de 2022
Guia do Consumidor

Como vai ficar minha conta de luz com a energia solar?

Logo após a instalação do sistema fotovoltaico você vai começar a economizar energia elétrica e já vai sentir a diferença na próxima conta de luz. Você vai gerar a maior parte da sua necessidade de energia e vai usar menos energia da rede elétrica. Além da redução da conta de luz, você poderá encontrar créditos de energia na sua próxima fatura. A energia solar gerada que não  for consumida vai ser registrada por um medidor eletrônico bidirecional, gerando créditos de energia. Os créditos de energia vão aparecer na próxima conta de luz e serão abatidos do total que você deve…
14 de janeiro de 2021
Guia do Consumidor

Quanto custa ter energia solar?

Um sistema de energia solar fotovoltaica custa menos do que você imagina. Em alguns casos, pode não custar nada, pois a aquisição pode ser financiada e as parcelas do financiamento se pagam com a economia de energia. Vamos entender isso. Se você está pensando em adquirir um sistema fotovoltaico para gerar energia elétrica, continue lendo este artigo até o final e você vai se surpreender.  Investimento x despesa Você está pensando em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, mas acha que o investimento será muito grande?  Uma palavra é muito importante na pergunta acima: investimento. A pessoa que adquire…
13 de janeiro de 2021
Guia do Consumidor

O que é geração distribuída de energia elétrica?

O que é geração distribuída de energia elétrica? A geração distribuída é uma modalidade de geração de energia elétrica caracterizada pela proximidade dos geradores com os consumidores.  A geração distribuída é uma estratégia de geração descentralizada, que emprega geradores de pequeno porte e se contrapõe ao modelo tradicional de geração centralizada. O modelo centralizado de geração corresponde ao uso de grandes usinas (como hidrelétricas e termelétricas) distantes dos centros de consumo, o que requer o transporte da energia por linhas de transmissão de longa distância. Por outro lado, na geração distribuída existem pequenos geradores instalados próximo aos centros de consumo…
13 de janeiro de 2021
Guia do Consumidor

Como contratar uma empresa de energia solar

Você já deve ter ouvido falar que ter energia solar em casa é um bom negócio. Não estamos falando dos tradicionais sistemas de aquecimento de água, mas dos sistemas fotovoltaicos -- que permitem produzir energia elétrica a partir da luz solar. Sistemas fotovoltaicos para a geração de eletricidade já são uma realidade no Brasil e proporcionam economia na conta de luz para milhares de consumidores residenciais, comerciais e rurais. A instalação de um sistema fotovoltaico no telhado da sua residência ou da sua empresa é um processo rápido e relativamente simples, mas deve ser realizado com alguns cuidados e por…
13 de janeiro de 2021