• qua, 29 abril, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,32 GW
  • GD Solar: 47,45 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Notícias / Entenda a redução da isenção do ICMS na tarifa de energia em São Paulo 

Entenda a redução da isenção do ICMS na tarifa de energia em São Paulo 

Dentre os consumidores afetados, encontram-se os que possuem projetos de GD nas áreas de concessão da ENEL e da CPFL
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Henrique Hein Henrique Hein
  • 27 de agosto de 2021, às 07:25
2 min 38 seg de leitura

Um decreto estadual publicado, no final do ano passado, tem gerado questionamentos de profissionais do setor solar, após o documento ser usado por duas concessionárias como justificativa para a redução da isenção de ICMS sobre a tarifa de energia (TE) dos consumidores de micro e minigeração.

A medida foi adotada pela ENEL e pela CPFL, por meio de comunicado oficial aos seus clientes. A segunda companhia, inclusive, informou que os adeptos à GD (geração distribuída) solar terão o percentual de isenção do imposto diminuído de 100% para 78%.

“Caro cliente, seguindo os Decretos 65.254 e 65.255 de 15/10/2020, o governo do Estado de São Paulo alterou a regra da isenção de ICMS sobre a energia injetada para clientes com geração distribuída”, escreveu a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, sobre a parcela da TE, a aplicação da isenção ocorrerá conforme tabela abaixo:

Fonte: CPFL

Embora afirme que essa alteração é decorrente de uma decisão do Governo do Estado de São Paulo, os documentos, assinados pelo governador João Doria (PSDB), não mencionam isso de forma clara para o consumidor, o que fez com que muitos profissionais se questionassem sobre a legalidade da medida adotada pelas duas empresas.

Questionamento

Em resposta ao Canal Solar, o Governo de São Paulo confirmou a versão apresentada pelas concessionárias e informou que o documento recebeu um acréscimo ao artigo 166 do RICMS (Regulamento do ICMS), que trata das isenções para o setor de energia elétrica no segmento de micro e minigeração.

O acréscimo em questão foi o item 2 do parágrafo único do artigo 8 do regulamento que dispõe sobre o ICMS no Estado. A medida permite com que as distribuidoras apliquem limites para a isenção da seguinte forma:

  • Fornecimento sujeito à alíquota de 25%: isenção aplicada a 75% do valor da operação;
  • Fornecimento sujeito à alíquota de 18%: isenção aplicada a 77% do valor da operação;
  • Fornecimento sujeito à alíquota de 12%: isenção aplicada a 78% do valor da operação.

Questionado sobre a necessidade de zerar a isenção em meio a uma crise hídrica, onde o fomento de projetos solares poderiam ser uma solução, o Estado respondeu que “essa medida se fez necessária em razão do aumento exponencial da renúncia fiscal – neste caso, observada principalmente nos últimos 2 anos”.

Avaliação

O advogado João Paulo Marçal explica que com a mudança os micro e minigeradores terão um incremento na carga tributária, visto que além de realizarem o pagamento do ICMS incidente sobre a TUSD passarão a “pagar o mencionado tributo estadual sobre a parcela da TE não albergada pela isenção parcial”, disse.

Leia também

Pagamento de ICMS para o setor solar deve ser obrigatório?

Segundo ele, é importante mencionar que “as referidas mudanças estão vigentes desde 15 de janeiro de 2021, tendo seu prazo de duração até 15 janeiro de 2023, ocasião em que se espera o retorno das isenções totais sobre as mercadorias que passaram a possuir apenas as isenções parciais”, ressaltou.

Isenção de ICMS São Paulo tarifa de energia
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Respostas de 6

  1. Leonardo Heitor disse:
    12 de dezembro de 2022 às 17:13

    Ola Henrique, bom dia.

    E passamos os 23 meses sob esta redução de benefícios. Por acaso teremos agora o reestabelecimento da isencao total?

    Obrigado,
    Leonardo

    Responder
  2. Luis disse:
    13 de abril de 2022 às 11:37

    lamentável isso.
    3 coisas erradas:
    a taxação deveria ser somente pelo saldo, não pelo total.
    fora o fato ainda deles não devolverem 100% da bandeira vermelha, infringindo a norma da aneel.
    tem ainda o custo de disponibilidade que mesmo se o consumidor consumir mais que o mínimo durante a noite, ainda terá que fazer o pagamento a mais dessa disponibilidade.
    já entrei com processo no ministério público. vamos ver no que vai dar isso.

    Responder
  3. BRUCE MELO disse:
    17 de janeiro de 2022 às 17:56

    O valor do ICMS cobrado me assustou:
    Tive uma geração de 140kWh maior que o consumo, mesmo assim:

    Conta de $99,24, sendo que $17 é tarifa de iluminação publica, que não incide ICMS (então total tributável é $82,24)
    Total de ICMS cobrado, depois de toda a enganação que estas normas permitem: $44,19 ==> 44,19/82,24 = 54% sobre o valor já com ICMS (ou se usar um calculo mais justo: 44,19/(82,24-44,19) = 116%!!!

    E ainda cobra bandeira vermelha, apesar de eu ter gerado mais que o consumido ==> contribuindo para o sistema e mesmo assim taxado!

    Responder
  4. Adauto JR disse:
    17 de dezembro de 2021 às 08:10

    Uma taxação antes da taxação! Péssimo é o momento em que passamos! Incentivo já é pouco e o que tem é retirado. “alguém fala para esse cara que nos já somos tributados o necessário ” Ações na Anel, vamos investir lá então.

    Responder
  5. Ciro disse:
    17 de setembro de 2021 às 20:52

    Boa noite Henrique. Obrigado pelas explicações. Sabe informar se há um abaixo assinado que pode ser feito para voltar a isenção de 100% do ICMS?

    Responder
  6. RUBENS disse:
    7 de setembro de 2021 às 14:40

    Até que enfim alguém divulgou isso, o decreto é de janeiro e somente agora uma publicação sobre a irracionalidade (para não dizer outra coisa) desse decreto, melhor ter apagão do que perder a chance de bater outro recorde de arrecadação, já tem arrecadação demais, mais usa essa desculpa. Será que o governador pensa que ninguém sabe que ele tem ações da ENEL ?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Canal Solar - Em audiência pública, ANEEL reforça intenção de elevar conta de luz no Paraná em 19%

Em audiência pública, ANEEL reforça intenção de elevar conta de luz no Paraná em 19%

Abraceel questiona inclusão de usina que teria distorcido preço da energia

Abraceel questiona inclusão de usina que teria distorcido preço da energia

Mais Notícias

Ver Mais
Canal Solar - Sistema de monitoramento impede furto de cobre em usina solar; três homens são presos em flagrante

Sistema de monitoramento impede furto de cobre em usina solar; três homens são presos

Cansados, moradores trocam apagões pela paz da energia solar com baterias

Cansados, moradores trocam apagões pela paz da energia solar com baterias

Canal Solar - Maior linha de transmissão subterrânea do Brasil tem 44 km; conheça o projeto recém-inaugurado

Maior linha de transmissão subterrânea do Brasil tem 44 km; conheça o projeto

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar