23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Estado de SP atinge 2 GW em geração própria de energia solar

Território paulista é segundo estado do Brasil a alcançar a marca, segundo dados da ANEEL

Autor: 6 de dezembro de 2022Indicadores
2 minutos de leitura
Estado de SP atinge 2 GW em geração própria de energia solar

Bandeira do Estado de São Paulo estendida na capital paulista. Foto: Pinterest

São Paulo se tornou, na manhã desta terça-feira (06), o segundo estado brasileiro a atingir os 2 GW de potência instalada em energia solar fotovoltaica no segmento de GD (geração distribuída), atrás somente de Minas Gerais – que bateu a marca em agosto deste ano e, atualmente, conta com 2,22 GW.

Ao todo, os municípios paulistas já possuem mais de 231,8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Desse montante, cerca de 86% (199,4 mil painéis solares) foram instalados em residências e 8,7% (20,3 mil) em estabelecimentos comerciais.

As informações foram apuradas pelo Canal Solar junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A Capital é o município que lidera os números no Estado em termos de potência, com 60,9 MW instalados. Logo atrás aparecem: Ribeirão Preto (57,2 MW), Campinas (54,5 MW), São José do Rio Preto (48,6 MW) e Presidente Prudente (48,2 MW). 

Liderança em 2022

Se levarmos em consideração apenas os números do ano de 2022, o território paulista é o estado que mais instalou potência e sistemas de micro e minigeração distribuída no país.

Entre os dias 1º de janeiro e 6 de dezembro, foram cerca de 0,85 GW de potência acrescidos e mais 101 mil sistemas instalados. Em 2021, para efeito de comparação, foram 0,54 GW e 70,1 mil conexões. 

Isenção de ICMS

Na semana passada, a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) publicou um decreto que concedeu isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor de micro e minigeradores de energia elétrica, incluindo as centrais de geração de energia solar. Saiba mais! 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.