A Statkraft, estatal norueguesa de geração de energia elétrica, anunciou uma parceria com a Sungrow para o fornecimento de inversores fotovoltaicos que serão utilizados na construção de suas primeiras usinas solares no país. O projeto faz parte do Complexo Morro do Cruzeiro, na Bahia, e marca o início da operação do primeiro complexo híbrido da empresa no Brasil.
Ao todo, serão instalados 711 inversores strings nas usinas solares que somam 268 MWp de potência instalada. Esses sistemas serão integrados ao parque eólico já existente no local, que está em operação há mais de 12 anos.
A expectativa é que a conexão das novas usinas à rede elétrica beneficie aproximadamente 1 milhão de pessoas com energia limpa e sustentável, reforçando o compromisso da Statkraft com a transição energética.
Atualmente, o empreendimento já é responsável pela geração de 386 GWh de energia renovável por ano, volume suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.
A inclusão da fonte solar ao projeto ampliará a capacidade do complexo e contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono.
O modelo da Sungrow que será utilizado no complexo será o SG350HX, projetado pela empresa para sistemas de energia solar em grande escala, como usinas solares e projetos comerciais.
Ao Canal Solar, as empresas destacaram que a parceria firmada reforça uma tendência de hibridização de usinas renováveis no Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.