6 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Fabricante nacional de módulos fotovoltaicos conquista selo TÜV

Painéis foram submetidos aos rigorosos testes de durabilidade, qualidade e segurança

Autor: 12 de julho de 2023Mercado
3 minutos de leitura
Fabricante nacional de módulos fotovoltaicos conquista selo TÜV

Sengi Solar obteve o selo de homologação TÜV IEC 61730 e IEC 6121. Foto: Agência Pro Connect

A fabricante brasileira de módulos fotovoltaicos Sengi Solar, integrante do Grupo Tangipar, obteve o selo de homologação TÜV IEC 61730 e IEC 61215. A TÜV é uma organização mundial líder em certificações e testes de qualidade, com ampla expertise em diversos setores, incluindo o de energia solar.

Segundo a fabricante, este selo de homologação garante que produtos e processos estejam em conformidade com os requisitos regulatórios e atendam aos mais altos padrões de segurança e qualidade internacionais.

À esquerda Murilo Bonetto, gerente de P&D da Sengi Solar; à direita Everton Fardin, diretor de Operações e Engenharia da Sengi Solar. Foto: Agência Pro Connect

“Essa conquista representa um marco significativo para a Sengi, demonstrando nosso compromisso em oferecer módulos fotovoltaicos de alto padrão”, destacou Murilo Bonetto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sengi Solar.

“Para os clientes da Sengi, a certificação TÜV oferece a tranquilidade de adquirir produtos solares confiáveis, seguros e de qualidade comprovada. A certificação TÜV é reconhecida em todo o mundo, facilitando a comercialização global dos produtos Sengi, inclusive em regiões rigorosas, como a Europa, onde a certificação TÜV é necessária para a venda”, complementou.

A companhia relata que seus módulos foram submetidos aos rigorosos testes e avaliações da TÜV, buscando validar a durabilidade, a qualidade e a segurança de seus produtos.

Foto: Agência Pro Connect

Para esta certificação, a empresa realizou duas etapas. Primeiro, enviou à TÜV diversos módulos retirados diretamente da linha de produção da Sengi, que foram submetidos a rigorosos testes, como temperaturas elevadas, congelamento, choque físico, testes elétricos em condições de extrema potência, além de outras avaliações.

Ao final desta etapa foram realizados 20 testes de qualidade e 30 testes de segurança, garantindo que os painéis solares da Sengi atendam aos mais altos requisitos internacionais.

Já na segunda etapa, com posse das análises de documentação e durabilidade de produtos realizadas, a TÜV analisou toda a documentação da empresa e inspecionou o processo produtivo para garantir que todas as regras de funcionamento fabril estejam sendo cumpridas. Nesta etapa, foi realizada uma inspeção de todos os documentos existentes e de todos os processos da linha.

“Com a certificação TÜV IEC 61730 e IEC 61215 há uma garantia internacional, válida no mundo inteiro, de que seu produto atende os mais altos requisitos. Essa certificação é mais conceituada que certificações locais, como Inmetro, no Brasil, facilitando todo o processo de liberação legal de venda de produtos Sengi para o resto do mundo”, conclui Everton Fardin, diretor de Operações e Engenharia da Sengi Solar.

Certificação TUV

Atualmente, a TÜV realiza todos os testes de segurança e qualidade estabelecidos pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), a comissão internacional que padroniza regras dos produtos fotovoltaicos.

Ao realizar os testes, é possível obter com profundidade o nível de segurança e qualidade do módulo. Ao obter o selo TÜV, há a comprovação embasada de que o produto apresenta o desempenho requisitado pelos mais exigentes órgãos internacionais.

A TÜV certifica não só o produto, mas também toda a linha de produção, garantindo que o processo produtivo, ambiente, fornecedores, tudo esteja de acordo com os requisitos, garantindo que todo o processo produtivo, de ponta a ponta, esteja em alto padrão.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.