A distribuidora de equipamentos fotovoltaicos anunciou a inauguração de um centro de distribuição na região Nordeste do país. A novidade faz parte de uma série de ações da empresa que visam ampliar sua presença no mercado de energia solar brasileiro.
O novo galpão fica localizado na avenida Governador Miguel Arraes, em Cabo de Santo Agostinho (PE), a 15 minutos do Porto de Suape. O espaço possui mais de 5 mil metros quadrados e um total de 20 docas.
Thiago Candeia, gerente de Logística da Fotus, ressalta que o maior objetivo da empresa hoje é que o pedido fique apenas o tempo necessário dentro do centro de distribuição e que a partir do momento em que o pedido sair do galpão o processo flua com a máxima velocidade possível.
“A escolha do estado foi para aumentarmos um pouco mais a nossa capacidade produtiva, a fim também de encurtar os prazos de entrega estrategicamente para a região, dando mais segurança, mais acuracidade, mais integridade física ao produto e à entrega. Então, esse é um momento de muito cuidado e desafios e estamos acolhendo boas pessoas e um time muito reforçado para dar conta do que tem por vir”, destaca Candeia.
O gerente de Logística da Fotus ainda ressalta que com o novo CD o tempo de entrega dos pedidos e os custos logísticos serão reduzidos, além de ampliar o estoque da empresa e contribuir na criação de empregos na região.
“Para que isso aconteça, temos buscado soluções junto aos nossos parceiros e, ao mesmo tempo, temos criado um cenário de maior desenvolvimento do setor fotovoltaico no Brasil através da ampliação da presença da Fotus no território nacional”, pontua.
Candeia ainda destaca que a implantação do centro de distribuição contribuiu para a geração de emprego e renda. “O time é composto por bons profissionais, principalmente na parte da logística de transporte. Escolhemos boas pessoas que tivessem um know-how muito mais forte pra poder não só viabilizar a região, como também de fato fazer o negócio acontecer. São pessoas regionais, desde o coordenador de logística até a parte do operador de produção”, comenta Candeia.
Ainda de acordo com ele, a empresa busca aumentar seu market share e fidelizar ainda mais os clientes nordestinos, uma vez que a presença da distribuidora na região permite um melhor relacionamento e maior vivência dos desafios enfrentados pelos integradores locais.
O anúncio da implantação do centro de distribuição foi bem recebido pelos integradores da região. Luciano Inácio, da Genesis Solar Soluções, avaliou que a vinda da Fotus pro Nordeste trará ajuda com relação ao prazo de entrega.
“Temos comprado bastante com a Fotus, mesmo vindo lá do Espírito Santo. Compramos por conta do preço, que é muito competitivo e devido ao atendimento, que sempre dá assistências às nossas demandas”, relata.
Segundo o integrador, a chegada do centro de distribuição da Fotus na região faz com que o mercado fique mais competitivo. “Estaremos com a mercadoria mais próxima e recebendo-a num tempo bem menor, o que agilizará nossas instalações e melhorará o serviço que a gente presta pra os nossos clientes”, acrescenta Carvalho.
Sobre a Fotus
A pesquisa Greener lista a Fotus entre as dez principais importadoras e distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos do Brasil. A empresa tem atuação nacional, com sede em Vila Velha (ES), escritórios de vendas em Toledo (PR) e Campinas (SP), além de um centro de distribuição próximo à matriz da empresa.
Com uma infraestrutura de mais de 50.000m² e uma estratégia de precificação arrojada, a Fotus possui um modelo de negócio que permite tornar a energia fotovoltaica mais acessível no Brasil e, consequentemente, colaborar com um mundo mais sustentável.