O Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de UCs (unidades consumidoras) no segmento de GD (geração distribuída), segundo dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta segunda-feira (17).
Atualmente, a potência instalada pela modalidade já ultrapassa 37,6 GW, com mais de 3,3 milhões de sistemas conectados à rede de distribuição das concessionárias em todo o país. A energia solar domina o setor, representando mais de 99% das conexões existentes.
Os consumidores residenciais são os principais responsáveis pela adoção da geração distribuída, respondendo por 80% das usinas em operação (2,7 milhões de unidades). Já o setor comercial representa 10% das instalações (333,4 mil unidades), enquanto que a classe rural corresponde por 9% (287,4 mil unidades).
Primeiro bimestre do ano
Nos dois primeiros meses do ano, mais de 195 mil unidades consumidoras passaram a se beneficiar da geração distribuída – que somou 128,2 mil novas instalações no período, totalizando um crescimento de 1,4 GW na potência instalada.
Somente em fevereiro, foram 614 MW adicionados por meio de 59 mil novas plantas, sendo quase todas solares, com exceção de duas usinas eólicas.
Entre os estados, São Paulo liderou a expansão no bimestre, tanto em número de sistemas instalados quanto em potência adicionada, com 21.743 novas usinas e 192 MW conectados à rede.
Goiás foi o segundo em expansão de potência em janeiro e fevereiro, com 150 MW, seguido de Minas Gerais, com 143 MW. Em quantidade de instalações, Minas ficou em segundo lugar, com 11.967 novas usinas, seguida pelo Mato Grosso, com 10.136 instalações.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.