Growatt lança bateria com cinco níveis de proteção

A nova linha APX HV conta com um BMS ativo para cada célula e fusível substituível para todo o sistema
Growatt lança bateria com cinco níveis de proteção
Fachada da companhia. Foto: Growatt

A fabricante de inversores Growatt anunciou recentemente a entrada de um novo produto com foco em armazenamento, a bateria APX HV. Segundo Lisa Zhang, vice-presidente de marketing da empresa, o equipamento possui cinco níveis de proteção.

“São eles: Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS) ativo para cada célula, otimizador de energia em nível de conjunto, proteção contra incêndio integrada de aerossóis para cada módulo, um interruptor de circuito de falha de arco (AFCI) e um fusível substituível para todo o sistema”, apontou.

Em relação à confiabilidade do sistema, Lisa destacou que o produto aplica uma classificação IP66 de proteção e tecnologia de auto aquecimento inteligente para permitir a operação ao ar livre e em uma temperatura baixa de até -10 ℃.

Outras vantagens

Outro ponto enfatizado pela executiva é que a solução, integrada com a nova tecnologia de conexão paralela de comutação suave, contribui com mais energia, eliminando o efeito da incompatibilidade de eletricidade entre os pacotes, permitindo que cada módulo seja totalmente carregado e descarregado de forma independente.

Além disso, o equipamento garante maior flexibilidade para instalação e expansão com baterias de diversos estados de carregamento (SoC) e de diferentes lotes, possibilitando uma economia nos custos de O&M (Operação e Manutenção) e na cadeia de suprimentos.

De acordo com a companhia, a bateria APX HV também apresenta um design de redundância que evita o desligamento do sistema devido a um módulo defeituoso.

Plug-and-Play

Referente à solução Plug-and-Play da bateria, a empresa afirmou que a mesma permite uma instalação eficiente e elimina o processo de pré-carregamento, reduzindo os esforços e tempo necessários durante a conexão paralela e manutenção.

“Quando novas baterias são adicionadas, o sistema APX HV reconhece dinamicamente e atualiza o software automaticamente para a versão mais recente das baterias anteriores”, ressaltou a fabricante.

Compatibilidade

Com uma expansão paralela máxima para 60 kWh de eletricidade por dois conjuntos, a bateria é compatível com os inversores monofásicos, bifásicos e trifásicos, incluindo MIN 2500-6000TL-XH, MIN 3000-11400TL-XH-US e MOD 3-10KTL3-XH para aplicação residencial, bem como o MID 12-30KTL3-XH para aplicação comercial.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal