O HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), localizado em Campina Grande (PB), investiu cerca de R$ 50 milhões em projetos de energia solar e iniciativas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa) desde de 2023.
O hospital recebeu a instalação de quatro usinas solares próprias, que atendem 100% da demanda energética, e já garantiram mais de 500 mil em economia, que foram destinados à melhora do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Eric Roberto, um dos arquitetos do projeto, afirma que “cada decisão para a definição do desenho teve a sustentabilidade como um dos pilares essenciais, desde a escolha dos materiais, até o aproveitamento dos recursos naturais”.
Além disso, a instituição integrou à sua infraestrutura jardins internos que possibilitam a iluminação e ventilação naturais que foram desenvolvidos para otimizar os recursos energéticos. Já a climatização é feita por um sistema de resfriamento à base de água, eliminando a necessidade de ar-condicionados tradicionais.
Foi implementado também um sistema próprio de captação de águas pluviais, com reservatório de 250 mil litros, que é utilizado para irrigação de jardins e limpeza de áreas externas, possibilitando a redução de 25% do consumo de água tratada.
O HELP tem 60% dos seus atendimentos provenientes do SUS e 40% dos atendimentos particulares. “Estamos no caminho certo ao alinhar inovação, sustentabilidade e o cuidado com os pacientes em todos os detalhes de nossa estrutura”, conclui Roberto.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].